Quem já teve a curiosidade de ler e saber quais são as "escrituras" da GPL? Porém a versão oficial é disponibilizada somente em inglês, e aqui se encontra a versão NÃO-oficial da Licença Pública Geral em português. É fruto de um projeto para realizar a tradução da GPL para português do Brasil.
Copyright (C) 1989, 1991 Free Software Foundation, Inc. 675 Mass Ave, Cambridge, MA 02139, USA
A qualquer pessoa é permitido copiar e distribuir cópias desse documento de licença, desde que sem qualquer alteração.
"As licenças de muitos software são desenvolvidas para restringir sua liberdade de compartilhá-lo e mudá-lo. Contrária a isso, a Licença Pública Geral GNU pretende garantir sua liberdade de compartilhar e alterar software livres -- garantindo que o software será livre e gratuito para os seus usuários. Esta Licença Pública Geral aplica-se à maioria dos software da Free Software Foundation e a qualquer outro programa cujo autor decida aplicá-la. (Alguns outros software da FSF são cobertos pela Licença Pública Geral de Bibliotecas, no entanto.) Você pode aplicá-la também aos seus programas."
[1] Comentário enviado por albertguedes em 10/10/2008 - 12:45h
Boa dica JoseLucas.
Já li a GPL e a Constituição Federal do Brasil, que recomendo fortemente a todos lerem.
Nada a ver, mas é uma coisa que todo brasileiro que deseja ser um cidadão consciente deve fazer.
Além do mais, existe não só a GPL, voltada aos software, bem como têm duas versões dela, a GPLv2 e a GPLv3
, que devem ser lidas para ver qual delas se adequa ao seu estilo de distribuição software.
E existe também a "Creative Commons" que é a licença que permite a distribuição 'free' de livros e documentos, e protegendo o direito autoral:
[2] Comentário enviado por andre.vmatos em 10/10/2008 - 14:40h
Hmm, mto interessante. Já li a GPL há 5 anos, quando tinha 12 anos e comecei meus estudos com Linux (no Guia Foca GNU/Linux). É muito importante a tds ler esse documento, que expressa a unidade da filosofia open source, e qqr um q se diga adepto da mesma deve ter ao menos a curiosidade de lê-la.
Obs.: Interessante que a GPL defenda a livre distribuição e modificação de conteúdo (no caso, softwares), mas não permite que ela mesma seja modificada =] Eu entendo o pq disso, mas axo interessante este fato.
[3] Comentário enviado por felipemartinsss em 12/10/2008 - 14:33h
Ainda não tinha lido.
A oportunidade veio em um bom momento, tenho um trabalho sobre licenças de software e essa foi a primeira.
Vou ver se coloco posteriormente no site uma breve comparação feita por mim das licenças...
[5] Comentário enviado por henbran em 23/03/2010 - 08:14h
PESSOAL...
DESENVOLVEMOS UM SISTEMA EM PHP/MYSQL E DECIDIMOS POR O DISPONIBILIZAR GRATUITAMENTE. CUIDAMOS DE TODOS OS DETALHES POSSÍVEIS, PORÉM AGORA, AO DECIDIRMOS POR AMPARÁ-LO NOS TERMOS DA GPL 2.0, GOSTARÍAMOS DE SABER SE ALGUÉM TEM (OU SABE ONDE ENCONTRAR) UM MODELO DE DOCUMENTO (informativo), SIMPLES, QUE POSSAMOS ANEXAR AO SISTEMA (EM PDF OU HTML, ETC...) PARA INFORMAR QUE O SISTEMA EM QUESTÃO É AMPARADO PELOS TERMOS DA GPL. PODE ATÉ SER UMA PÁGINA SÓ, PORÉM QUE NO SEU CONTEXTO (PREÂMBULO, DESIGNE ISSO).