squid - ERROR: "no running copy" [Resolvido]

Publicado por Carlos Eduardo Castro da Silva em 24/02/2014

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squid - ERROR: "no running copy" [Resolvido]



Em um dia normal de trabalho, estava navegando na WEB e o navegador começou a pedir autenticação de proxy (não é normal), pelo menos, não na infraestrutura que eu administro.

Fui verificar o proxy, a princípio, não havia nada de errado, fui restartar o Squid e me deparei com a seguinte mensagem:
squid: ERROR: no running copy

Depois de horas pesquisando, consegui arrumar da seguinte forma:

Se a partição /var estiver com 100% de uso, a mesma mensagem acima aparecerá, e tu não conseguirás navegar na Internet.

Isto acontece, pois o Squid grava o número do processo dentro de um arquivo de log chamado squid.pid, se o /var estiver cheio, ele não vai ter espaço para gravar o log, onde dará erro.

Para solucionar este problema, verifique a sua área em disco:

# df -h

Se o /var estiver cheio, ou seja, de 90 a 100% de uso, acesse o diretório e verifique qual arquivo está ocupando espaço fora do normal:

# cd /var
# du -h *


Após encontrar, no meu caso, o /var encheu devido aos arquivos de log do Sarg, que são criados diariamente.

Basta limpar estes arquivos, deixando-os em branco.

Obs.: nunca apague os diretórios de logs, pois podem ocasionar mal funcionamento do serviço, apenas deixe-os vazios.

# cd /var/www/sarg/

Agora, por exemplo, entre na pasta monthly e apague os relatórios do mês anterior.

# cd /var/www/sarg/monthly/fev
# rm -rf *


Pronto, agora reinicie o seu Squid e tudo voltará ao normal.

* Lembre que, no meu caso, foi os relatórios do Sarg que estavam enchendo o /var. Em seu sistema, pode ser outro diretório.


Dica também publicada em: Resolvendo erro squid: ERROR: no running copy ~ HostConfig Tecnologia

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