Fala rapaz! Eu vou te passar os meus arquivos de configuração que irão permitir você deixar o seu desktop dessa maneira. Em alguns momentos, vou usar comandos via terminal e estou supondo que você saiba um pouco sobre isso. Mas se tiver problemas, só perguntar aqui.
Baixe o arquivo fedora-config.tar.gz aqui:
http://www.4shared.com/archive/unnL8jKg/fedora-configtar.html
Salve esse arquivo no seu diretório pessoal. Esse é o diretório onde ficam as pastas "Documentos", "Vídeos", "Downloads", "Área de Trabalho", etc. Depois disso, abra um terminal de linha de comando e descompacte o arquivo:
$ tar xvf fedora-config.tar.gz
Isso irá gerar um diretório chamado fedora-config com os arquivos de configuração que tenho, junto com o papel de parede e uma fonte necessária para as informações que aparecem em cima dele.
Vamos lá.
* Configurando o conky.
- Você precisa ter o conky instalado em seu sistema. Se não tiver, instale o pacote chamado conky nele e siga para o próximo passo.
- Copie o arquivo conky e o diretório conkyrc presentes no diretório fedora-config que você descompactou. Preste bem atenção nos comandos que eu utilizei:
$ cp fedora-config/conkyrc .conkyrc
$ cp -r fedora-config/conky .conky
Note que eu coloquei um ponto (.) antes do nome do arquivo no final Isso copia o arquivo conkyrc e o diretório conky para o diretório atual, mas renomeando eles para que fiquem com um ponto antes do nome. Arquivos de configuração, em geral, começam com um ponto antes do nome propriamente dito. Esses arquivos também são ocultos.
- Copie a fonte Birth of a Hero para o diretório /usr/share/fonts. Isso deverá ser feito como root. Depois de feito, volte para o seu usuário com o comando exit:
$ su
Senha: <<< senha do root aqui
# cp -r fedora-config/ttf /usr/share/fonts
# exit
- Configure o conky para que ele inicie junto com a sua seção:
$ gnome-session-properties
Na janela que se abrir, clique em "Adicionar". Em Nome, coloque "Conky". Em Comando, coloque exatamente isto: "conky --daemonize" (sem as aspas). Em Descrição, coloque isto: "Inicia o Conky junto com o Cinnamon". Pronto, clique em "Salvar" e depois em "Fechar". Isso deverá fazer com que o conky inicie junto com a sua seção, assim que você fizer o login. Mas vamos iniciar ele se tem de sair da sua seção desta vez. No terminal, digite:
$ conky --daemonize &
E veja se ele apareceu na sua área de trabalho e com a fonte correta.
* O papel de parede
Copie o arquivo paisagem.jpg para a sua pasta de imagens com o comando:
$ cp fedora-config/paisagem.jpg ~/Imagens
Depois disso, vá no menu do Cinnamon e na caixa de busca, procure por "Configurações do sistema" e abra o aplicativo correspondente. Vá em "Plano de Fundo" e selecione "Pasta de Imagens". Você deverá ver o papel de parede na lista. Selecione ele e ele deverá ser trocado.
* Configurando a dock
- A dock utilizada esse wallpaper é a cairo-dock. Você precisa instalar ela primeiro. Instale os pacotes 'cairo-dock', 'cairo-dock-plug-ins' e 'cairo-dock-plug-ins-webkit' no seu sistema. E depois passe para a próxima etapa.
- Copie o arquivo de configuração do cairo-dock para o diretório .config no seu diretório pessoal:
$ cp -r fedora-config/cairo-dock .config/
Vamos colocar o painel na parte superior da tela antes de iniciar o cairo dock. No painel, clique sobre o ícone de seta para cima e vá em Definições > Painel. Na janela que se abrir, escolha "Flipped (painel no topo)" na opção "Panel Layout". Desmarque a opção "Auto esconder o painel". Agora reinicie o Cinnamon dando um ALT+F2 e na caixa que se abrir, digite "r" (sem as aspas) e dê um ENTER. O Cinnamon será reiniciado e o painel deverá estar no topo quando ele voltar.
Agora podemos abrir o cairo dock. No terminal, digite:
$ cairo-dock &
Clique com o botão direito nele e no menu "Cairo Dock" escolha a opção que permita iniciar ele junto com a sua seção. Você pode remover alguns lançadores e adicionar outros que te interessam clicando com o botão direito sobre o cairo dock e indo em adicionar. Para remover, clique com o botão direito sobre o lançador e escolha remover.
É isso. Você talvez queira utilizar o tema para o cinnamon que estou utilizando. Neste caso, o tema pode deixar obtido aqui:
http://cinnamon-spices.linuxmint.com/themes/view/43 . É também um arquivo compactado. Depois de descompactado, ele irá gerar um diretório chamado ambiancethemes. Dentro dele, estão três diretórios com três temas (só muda a cor de um para o outro). Você deve copiar esses diretórios para o diretório ~/.themes na sua pasta de usuário. Pode ser que você tenha de criar o .themes. Neste caso:
$ mkdir ~/.themes
Depois é somente volta em Definições > Temas e escolher o tema que você quer. =]
Caso tenha algum problema, pode postar que a gente tenta resolver aqui. Não se assuste com o terminal, caso não o conheça tanto. Aos poucos, você se acostuma e cada vez passa a usar mais ele. Espero que goste bastante do fedora.