UbuntUCA 3

Gnome UbuntUCA 3

Esta é uma prévia do UbuntUCA 3. A "distro" ainda não está pronta, mas já está 95 % encaminhada. Mais uma ou duas semanas e ela estará disponível pra download.

[ 2.059 hits ]

Publicado em: 30/01/2012

Enviado por Perfil removido




  

Comentários
[1] Comentário enviado por levi linux em 30/01/2012 - 20:10h

Parabéns, excelente trabalho, requer conhecimento e disposição! 10!

[2] Comentário enviado por removido em 30/01/2012 - 20:21h

Olá Levi, realmente, disposição é o que mais exige :D

Abs

[3] Comentário enviado por cristian_20 em 30/01/2012 - 20:36h

Parabens cara, deve dar muito trabalho fazer algo do tipo. 10!!!!

Agora que eu vi isso, eu lembrei que um outro usuário estava criando uma distro que era toda rosa até, faz muito tempo isso. Fiquei curioso onde será que foi para a distro do usuário que não me recordo o nome

[4] Comentário enviado por removido em 30/01/2012 - 20:44h

Olá Cristian,

Dá bastante trabalho sim. Mas se engana quem pensa que o trabalho gira apenas em torno do ato de customizar a ISO. O UbuntUCA me exigiu um ano inteiro de observação e pesquisa na minha escola. Eu precisava saber quais aplicativos eram importantes para os professores e alunos, e como esses aplicativos seriam usados. A disposição da interface de modo que facilite o use de crianças pequenas, as pré-configurações do sistema e dos programas etc... Essa é a parte mais maçante, porém mais vital para o projeto.

Eu tenho muito orgulho do UbuntUCA :D

[5] Comentário enviado por tatuiano em 30/01/2012 - 21:09h

parabens gedi.

[6] Comentário enviado por removido em 30/01/2012 - 21:15h

Vlw Tatu :D

Abs

[7] Comentário enviado por JoseRenan em 30/01/2012 - 22:48h

Boa sorte com o projeto, companheiro! :D O projeto é baseado no Ubuntu 10.10?

[8] Comentário enviado por removido em 31/01/2012 - 01:26h

Então Gedimar, como a manterá?
E tenho a mesma dúvida do colega acima.


Bom, trabalho!
Você conseguiu!!!!!

* Era para esta versão que estava preparando o Tint2 com lançadores?

[9] Comentário enviado por removido em 31/01/2012 - 09:08h

Olá Jose,

Muito obrigado pelo incentivo. O projeto é baseado no Ubuntu 10.04, mas eu instalei o tema do 10.10, pois eu acho esse tema mais bonito, além disso eu quero diferenciá-lo um pouco do UbuntUCA 2, que tb é baseado no Ubuntu 10.04.

[10] Comentário enviado por removido em 31/01/2012 - 09:22h

Olá Izaías,

Como eu a manterei? Você quer dizer, como eu manterei o projeto vivo? De modo que ele não vá para o cemitério de refisefuqui do bilufe? rsrsr

O UbuntUCA é auto-sustentável, ele tem o que dezenas de distros não tem: ele tem um objetivo, um foco, tem um perfil de usuários muito bem definido, possui centenas, talvez milhares de usuários (nunca consegui o número exato) e o que talvez seja o mais importante, ele possui demanda. Eu não posso parar o desenvolvimento dele, pois tem muitas escolas no Brasil que o usam.

Sobre recursos financeiros, eu gostaria de encontrar uma maneira de receber ajuda para manter os custos do seu site e de um servidor de download. (o site ainda está em construção)

Pretendo escrever um artigo sobre o UbuntUCA, tanto para divulgá-lo quanto para contar a sua história, para que todos conheçam esse projeto, que apesar de não ter a fama de uma distro oficial, é mas importante que e fundamental que muitas distros que estão no distrowatch rsrsrsrs.

A propósito, sobre o tint2. Realmente, o último detalhe que eu estava procurando era colocar um lançador de aplicativos no desktop. Docs 3d estavam fora de questão (AWN, Cairo-dock etc), por isso eu estava em dúvida se colocava o tint com lançadores, a wbar, a adeskbar ou um painel gnome modificado para auto-ocultar.

Por fim, embora ela esteja com uma aparência de painel, os lançadores no rodapé são a wbar com um fundo modificado, para evitar aquele problema chato da falsa transparência da wbar.

Abs

[11] Comentário enviado por removido em 31/01/2012 - 10:22h

Gedimar, meus parabéns, cara! Gostei bastante do projeto e gostaria de contribuir. No momento estou meio ocupado (ralando um pouco no trabalho), mas quando tiver um tempinho, entrarei em contato com você!

Mas eu ainda tenho uma pergunta: como vai ficar o UbuntUCA que será baseado no 12.04? Você acha que o Unity vai ser problema?

Agradeço o esclarecimento e parabéns pelo projeto! Pode contar com a minha ajuda para o que precisar, cara.....

[12] Comentário enviado por removido em 31/01/2012 - 10:24h

Isso, faça um artigo sobre o UbuntUCA.
Vai ajudar a torná-lo notório.

Ajudas podem vir de todos os lados e principalmente, anônimos (se é que você me entende).

[13] Comentário enviado por WhiteHawk em 31/01/2012 - 11:27h

Bom dia.

Parabéns pelo trabalho de construção do UbuntUCA! Nota 10.

Abraço.

[14] Comentário enviado por removido em 31/01/2012 - 12:06h

Olá Wolner,

Realmente, a próxima versão do UbuntUCA deverá ser baseada no Ubuntu 12.04. Mas não pretendo adotar o unity, pois os laptops do projeto UCA não tem condições de rodar o unity com um desempenho adequado.
Estou estudando a possibilidade de utilizar o XFCE no UbuntUCA 4, aliás, eu quase o utilizei nesta 3ª versão mesmo, mas preferi manter o Gnome 2 por hora.
Creio que se o XFCE for bem configurado, ele pode assemelhar bastante, a sua usabilidade com a do Gnome2.
Além disso, caso eu opte pelo XFCE, posso ganhar alguns MB de espaço em disco (já que essas máquinas possuem apenas 3,4 GB de espaço em seu Cartão de memória). Posso também ganhar um pouco mais de desempenho, sem nenhum milagre, mas deve melhorar um pouco mais.

Faz uns 3 ou 4 meses que eu venho estudando o LXDE à fundo, mas essa interface se mostrou pouco confortável, apesar do desempenho. Cheguei a gerar uma ISO do UbuntUCA com lxde, testei em algumas máquinas, o desempenho é excelente, mas o trabalho fica dificultoso na hora de customizar a interface.

Outra possibilidade seria o MATE, mas preciso esperar alguns meses para saber se ele vai se solidificar e se vai manter um desempenho satisfatório.

Contudo, ainda tenho esperanças que a Canonical faça um bom trabalho no Unity 5 (que embarcará o Ubuntu 12.04), nesse caso, eu até faria alguns testes com o unity.

Mas, deve-se levar em conta que, a decisão de usar o GNOME 2 não se deve apenas ao desempenho, mas sim à sua fantástica usabilidade. O público alvo do UbuntUCA, varia desde crianças de 3 anos até estudantes do ensino médio. Estuda-se a possibilidade de colocar o projeto UCA em um CEI (centro de educação infantil) aqui na minha cidade, isso implica em uma faixa etária de usuários ainda menor (0 à 5 anos). Por isso, a adoção de uma interface deve ser estudada exaustivamente na prática, com observações detalhista do uso diário do sistema.

A propósito, KDE está fora de questão rsrsrsrs.

Abs

=================

Olá Luiz,

Muito obrigado pelo incentivo.

Abs

====================

Izaías,

Assim que eu terminar a ISO do UbuntUCA 3, e disponibilizá-la pra download, vou terminar a criação do seu site, e vou oferecer a opção de contribuição voluntária para com o projeto. Sempre acreditei que manteria o UbuntUCA sem nenhum tipo de gasto, mas a prática se mostrou diferente. Como o desenvolvimento do UbuntUCA é voluntário e eu não tenho o apoio do MEC, muito menos da Canonical, vou precisar de ajuda nessa parte financeira. De qualquer modo, já estou mergulhado até a cabeça nesse projeto e com certeza estou disposto a fazer sacrifícios para mantê-lo.

Abs

[15] Comentário enviado por rootgerr em 31/01/2012 - 17:45h

Parabéns pelo projeto e dedicação com certeza merece um 11


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts