O que são e como utilizar structs

Tenho a intenção de passar uma informação básica a respeito das estruturas em C, e desde já ressaltar que para um entendimento mais "profundo" do tema é necessário mergulhar em livros de referência sobre C++. Uma estrutura pode ser definida como um conjunto de variáveis que são referenciadas por um nome. A este conjunto de variáveis dá-se o nome de "membros da estrutura". A definição de uma estrutura sempre termina com um ponto e vírgula. No código abaixo apresento um exemplo simples do uso de estruturas. Crio uma estrutura chamada aluno e que tem como membros as variáveis nome e matrícula. Na sequencia defino uma variável cadastro que é do tipo aluno. Por fim, o programa solicita as informações para cadastrar os alunos e depois imprime todos os cadastros realizados. Espero que posa ser útil.

Por: Marcos


Converte segundos para horas, minutos e segundos

Programa que transforma segundos em horas, minutos e segundos. Ex.:Usuário entra com '7322', a saída: será: 2h : 2m : 2s

Por: Santiago Staviski


Texto colorido em C para Linux

Script bem simples que mostra como usar textos coloridos em um script feito em C.

Por: Perfil removido


Substituidor de letras

Um script simples com comentários que mostra como utilizar vetores e outros conceitos básicos como estrutura de repetição.

Por: Felipe Pereira Miranda


Crivo de Eratóstenes Simples em C

Crivo simples. Valores devem ser ajustados. Obs[1]: Dependendo do compilador, sistema ou memória disponível, corrigir para não haver overflows. Obs[2]: O tamanho do crivo pode ser calculado exato e quase exato, dependendo do limite colocado. Obs[3]: Quem puder testar e fazer "benchmark" com valores elevados e sistemas mínimos, máquinas virtuais etc. eu agradeceria.

Por: Perfil removido


Função para escrita de um número em notação binária através de recursão

Este programa traz um função recursiva que escreve na tela em base 2 (base binária) um número fornecido previamente. No programa ela é usada em teste para os números de 1 a 100. Ele adentra em si mesmo até encontrar o caso-limite, que é a chamada para zero. Depois ele retorna das chamadas escrevendo o que foi encontrado. Deste modo ele não imprime o número ao contrário. Há um tratamento de exceção no início através de uma variável estática interna à função usada como "flag". Ela sinaliza se o zero encontrado foi fornecida na primeira chamada ou se é um caso final onde o número foi inteiramente dividido. Se for um caso inicial, ele imprime este zero. Senão ele retorna das chamadas. Isso permite que nos outros casos não sejam escritos zeros no início dos números. Como sempre, aguardo por bugs.

Por: Perfil removido






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts