cg_ext - script para alteração de extensão de arquivos em larga escala

Script simples para realizar a troca de extensão de vários arquivos em um diretório. O programa está estável (pelos testes que realizei), mas aceito qualquer dica para a melhora do código ou para acrescentar novas funcionalidades. Por padrão o script altera somente a extensão dos arquivos na pasta raiz informada e não nos seus subdiretórios. Caso necessário que a alteração também seja realizada para os subdiretórios (recursividade), a opção "-r" pode ser utilizada. Também existe a possibilidade de definir com mais precisão a profundidade máxima em relação ao nível que o script será aplicado nos diretórios. Essa funcionalidade é definida com a opção -maxdepth NUM, onde NUM deve ser um número inteiro não negativo. Escrevi o script com meu inglês macarrônico mais como treino do que qualquer coisa, então se sentirem a necessidade posso alterar os comentários e a página de ajuda e deixar tudo em português. Qualquer dúvida só chamar.

Por: Tairan Andreo


Correção do arquivo status

Script é usado para limpar do arquivo status (/var/lib/dpkg/status) o intervalo do pacote defeituoso e reinstalar o pacote. Tipo de executor -> Usuário ROOT. Postado originalmente em meu github -> https://github.com/mauriciodez/remove_status.git Licença -> GPLv3 * Colaboração do amigos: - Hugo Cerqueira (https://www.vivaolinux.com.br/~hrcerq) - Marcelo Oliver (https://www.vivaolinux.com.br/~msoliver)

Por: Mauriciodez


Instagram Shell

Script para baixar múltiplas imagens, vídeos e álbuns do Instagram de maneira rápida e fácil.

Por: Marcos Oliveira


Tagtools - Slackware

Cria o o diretório 'tagfile', cria suas respectivas séries e baixa o tagfile de cada série.

Por: Slackjeff


syncnow - sincronizar diretórios com servidor local

Simples programa para sincronizar diretórios com servidor local.

Por: Slackjeff


Ativar serviço que está parado

Me deparei com um problema onde um serviço parava e tinha de ser iniciado manualmente. Criei um shell script para verificar a quantidade desse serviço executando e caso fosse menor que 1, ativar novamente. Citarei o exemplo do serviço de vpn do hamachi: 1. Com o serviço ativo, listar todos contendo "logmein-hamachi", que é o nome do serviço: # ps -aux | grep logmein-hamachi root 396436 0.1 0.0 126228 6476 ? Ss 14:55 0:00 /opt/logmein-hamachi/bin/hamachid root 405541 0.0 0.0 14252 968 pts/0 S+ 15:06 0:00 grep --color=auto hamachi 2. Verificar o nome que vamos usar para listar a quantidade de serviços do logmein-hamachi em execução. Iremos pegar o resultado da primeira coluna: # ls | ps -e -o comm,command | grep logmein-hamachi hamachid /opt/logmein-hamachi/bin/hamachid grep grep --color=auto logmein-hamachi 3. O resultado da primeira coluna é o hamachid, ignore o retorno do grep. Para listar a quantidade de serviços em execução: # ls | ps -e -o comm | grep hamachid | wc -l 1 Retornou 1. No shell script farei a busca de quantos serviços em execução e caso seja menor que 1, irá executar automaticamente o service restart: 4. Crie o arquivo shell script: $ touch serviceverifica.sh 5. Permissão de execução no shell script: $ chmod +x serviceverifica.sh 6. Edite o shell script com seu editor favorito, no meu caso usarei o vim.tiny: $ vim.tiny serviceverifica.sh Deixar o script com este conteúdo: #!/bin/bash #lista a quantidade de registros ativos do hamachi e armazena na variável QUANTIDADE_HAMACHI QUANTIDADE_HAMACHI="`ls | ps -e -o comm | grep hamachid | wc -l`" #se $QUANTIDADE_HAMACHI for menor que 1: if [ $QUANTIDADE_HAMACHI -lt 1 ]; then #ativa o serviço do hamachi service logmein-hamachi start fi #--------FIM DO SHELL SCRIPT---------------# Espero ter ajudado.

Por: Marcos Junior






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts