GabrielMS86
(usa Arch Linux)
Enviado em 21/08/2018 - 15:24h
Cara, em primeiro lugar uma palavrinha sobre essas placas híbridas (também tenho um notebook equipado com esse tipo de placa):
A ideia original é prover o equipamento com duas placas de vídeo de forma que a placa padrão seja a integrada (geralmente a Intel) e a placa secundária seja a dedicada (Nvidia). Durante o funcionamento o sistema vai usar a placa integrada todo o tempo, ativando a placa secundária somente e tão somente quando surgir uma atividade mais pesada - como um jogo em 3D, por exemplo - que exija maior desempenho gráfico. Então, para suportar especificamente apenas essa atividade mais pesada é que a placa dedicada é invocada automaticamente e utilizada pelo sistema operacional.
Dito isto, essa tecnologia é bastante eficiente quando se usa Windows que é a plataforma para a qual foi pensada e criada. No Linux ainda não existe suporte oficial para a mesma. O que existem são alternativas criadas por comunidades de usuários para extrair um pouco do potencial desse tipo de hardware. Entre essas alternativas, destaco:
1 - Bumblebee: É um software que permite ao usuário do sistema alternar entre as duas placas gráficas usando um parâmetro no comando ao executar um aplicativo qualquer. É o que mais chega próximo da ideia original, entretanto aqui a tarefa não é automatizada ou seja, quando você quiser usar a placa Nvidia com algum aplicativo específico terá que fazer isso manualmente. Por exemplo: Se quiser executar o GIMP usando a placa dedicada, ao invés de abri-lo normalmente clicando em seu ícone, deverá abrir um terminal e executar: "optirun gimp".
Aqui há uma série de parâmetros e possibilidades variáveis que você pode configurar para obter um resultado melhor de acordo com a distribuição que usa, seu equipamento e etc. Dê uma pesquisada na internet e principalmente na documentação da distro. Como é Deepin, veja a wiki do Debian que lá deve ter bastante informação.
2 - Nos sistemas Ubuntu e derivados há um facilitador que busca e instala os pacotes necessários para a sua placa dedicada e já instala um aplicativo onde é possível configurar a placa e alternar entre a Nvidia e a Intel. Entretanto, a cada alternância o sistema requer que seja feito novo login e a placa escolhida fica ativada o tempo todo executando tudo no sistema. Ou seja, não é possível usar a placa dedicada apenas sob demanda. Ou você usa apenas a Intel ou apenas a Nvidia, o que é ruim para um Notebook pois sua bateria vai pelos ares em um tempo reduzido.
3 - É possível também em alguns notebooks (a depender da marca e do modelo), ativar ou desativar - e mesmo definir qual placa é a primária e qual é a secundária - através das configurações da BIOS. Aqui também perde-se a ideia original da tecnologia pois você tem que optar por uma das duas placas, não podendo usar ambas simultaneamente.
Tenho uma dica aqui no VOL sobre a instalação e configuração do Bumblebee no Arch Linux, se quiser dar uma lida para aprofundar no assunto, clique:
https://www.vivaolinux.com.br/dica/Optimus-Prime-com-Bumblebee-no-Arch-Linux/
Att