Rei Tenguh
(usa Arch Linux)
Enviado em 12/09/2012 - 00:27h
Dá uma olhada na mágica que acontece se você digitar "placa gráfica" na busca do fórum.
EDIT: eu já jurei que nunca mais ia responder a essa pergunta, a primeira que qualquer um faz quando ligaum sistema Linux a primeira vez e nem se dá ao trabalho de digitar no google, pra ver que é a dúvida mais respondida em foruns de todos os tempos. Mas NESSE CASO ESPECÍFICO tem uma coisa a dizer que você não encontraira nem nas buscas... e infelizmente é uma má notícia, compadre: sistemas Linux ainda não se enetendem muito bem com o gráfico integrado desses processadores (eu tbm tenho um).
Vão te dizer mentiras, dizer que o suporte já é completo, mas o que acontece de verdade é que ele dá umas "travadinhas" que não acontecem nem no rWindows. A única distro onde isso não acontece no meu note é o Arch, e não é uma opção pra quem tá começando.
O que você pode fazer pra amenizar é desativar quaisquer controles do sistema sobre a frequência do processador, o que acarreta um certo trabalhinho e tem lá suas desvantagens tbm. Mas o fato é que esse processadores, se não têm uma placa de vídeo à parte no note, dão umas travadinhas insuportáveis em sistemas Linux (salvo no Arch, segundo minhas inúmeras tentativas)
Mas, se quiser tentar, pra ver se pra você essas "paradinhas pra pensar" do sistema não incomodem tanto quanto a mim, faz essas duas mágicas: digita "placa gráfica" na busca do fórum e "intel" na buscado gerenciador de programas.