removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 08/01/2015 - 19:49h
pedroveloso escreveu:
Também, mas na verdade, queria saber qual foi o suporte que alterou os parametros..
Vou tentar esclarecer melhor.. São 1200 pdv's na rede, todos eles conectados em vpn em um server com Slackware.
Os analistas acessam o Servidor por ssh, e do servidor, acessam os PDV's, por ssh. Quando acessam o Servidor, cada um acessa com seu respectivo usuário e senha. Quando acessam os PDV's, ficam logados com Usuário root. Quando faço um ls -ltr, mostra que a ultima alteração foi pelo user root! Isso que eu gostaria de mudar.. Pensei em criar os usuários, mas criar em 1200 pdvs não seria uma tarefa simples. Resumindo. Quero saber qual o Analista fez a ultima alteração de parâmetros dentro dos PDV's.
Agradeço desde já a atenção!
Uma vez que todos tem acesso root, qualquer informação pode ser forjada.
Se "última alteração de parâmetros" corresponde ao horário de alteração de certos arquivos, você pode tentar usar esse parâmetro para identificar a origem no /var/log/messages que por padrão recebe mensagens de login e logoff do ssh. Mas aí vem mais problemas, se as máquinas podem receber acessos simultâneos, não há como separar por horário, se limitar a apenas uma conexão ssh em cada PDV, se um analista esquecer logado, ninguém acessa mais até ele ou alguém terminarem a sessão, pode-se configurar desconexão por tempo ocioso no sshd e pode-se contornar isto do lado do cliente ssh.
Ainda que não tenha sido esta a intenção, dar acesso root e monitorar acesso e alterações não são coisas compatíveis. O modelo de aí exige que se tenha confiança nos analistas. De qualquer forma, se não puder confiar neles, você não tem 1 problema, você tem no mínimo 2. Não existe nenhum procedimento garantido para o seu ambiente.
Hum, lembrando apenas agora, existem softwares monitores de alterações em arquivos, talvez ajudasse, usá-los para automatizar a tentativa de identificação no /var/log/messages de quem está logado no momento das alterações.
Outra coisa, quem iria ler log de acesso de 1200 equipamentos? Em outras palvras, porque você precisa desse tipo de controle?