Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 29/12/2011 - 22:24h
Prezado afrox,
nosso ramo de atividade consiste em um grupo multidisciplinar que visa dar assessoria total em projetos auto-sustentáveis (ONGs, Cooperativas, OSCIPs, etc.)
Embora nenhum de nós seja dono da verdade, consideraria que o amigo revisse seus próprios cálculos.
O amigo falou em um universo de "100 clientes", e imaginamos inicialmente que isso seria na cidade de São Paulo (segundo o seu perfil), onde a concorrência pratica preços iguais ou inferiores a 50,00 para oferecer o mesmo produto.
Por sua postagem mais recente, vemos que não é São Paulo (capital), então ainda há algum mercado residual durante algum tempo.
As operadoras de telefonia, apesar de parecerem inertes, quando saem dessa "inércia" é com grande velocidade.
No lugar onde moro, há poucos meses atrás era simplesmente impossível conseguir banda larga, fosse por qualquer meio, via cabo, rádio, etc.
Hoje temos velox, radio, NET, e dentro de pouco tempo estará por aqui também a GVT (já estão instalando o cabeamento).
Ao que nos parece, o amigo tem-se esquecido dos custos com instalações, móveis e utensílios, maquinários e equipamentos, despesas com contador, gráfica, aluguel, telefone, licenciamentos, despesas de representação e sobretudo encargos sociais, que excedem ao "primeiro mês", sendo algumas de natureza perene.
Também, parece-nos que um único funcionário seria insuficiente para atender a demanda até mesmo desse pequeno universo dos 100 clientes iniciais.
Também ficamos curiosos em saber qual é o "bom link por satélite" que cobra de 2 a 2,5 mil reais por mês.
As reais despesas não estarão na homologação e regularização, para as quais você estará gastando cerca de 3 a 5 mil reais dentro de uns 40 dias.
Elas estarão presentes e serão constantes e pesadas a partir do momento em que você abrir as portas.
Como já afirmei antes, não estou afirmando que "não vai dar certo".
É que os custos e o riscos sempre são muito maiores do que se imagina no início, e o equilíbrio entre receita e despesa nunca é linear.
O crescimento do negócio também não é linear, e geralmente há alguns pontos de estrangulamento, onde "um" cliente a mais gere tanta despesa que "não valha a pena".
Uma de nossas assistidas, por exemplo, tem um universo de 5.000 clientes por antena, sendo que 5.001 já seria problemático pois geraria eventualmente um mau serviço e poderia ensejar muitas desistências.
Isso não é para desanimar, desviar você de seu objetivo.
Mas é para que você amanhã, diante de alguma dificuldade, esteja com os pés no chão, preparado para suplantar os imprevistos.
Não há nada que estrague mais um negócio que um "orçamento otimista" inicial.
Se existe uma hora certa para ser "pessimista" é agora, antes de abrir as portas.
Então imagine-se-se
sempre tendo menos insumos e mais despesas ou seja, recebendo menos e pagando mais, tendo menos clientes, tendo um alto índice de inadimplência e desistências, e imagine também um percentual para despesas inesperadas.
Faça um "cash forecast" pessimista, para que possa ter um "cash flow" realista.
Espera-se porém - é claro - que o quadro nunca seja "tão negro assim".
Por isso, ao ver o insumo bruto nos primeiros tempos não o confunda com "lucro".
Viva modestamente em especial nos primeiros tempos, pois cedo você irá precisar lançar mão de seu capital de giro.
Isso é normal em qualquer empreendimento.
Algumas de nossas assistidas deixam de ter insumos durante alguns meses no ano, porém isso já foi previsto e está rigorosamente sob controle.
E tanto quanto possível, não trabalhe com dinheiro "emprestado" em hipótese alguma.
Desejo-lhe sucesso total em seu empreendimento.