Arnoold
(usa Solus)
Enviado em 21/06/2020 - 15:14h
JoaoDamasceno escreveu:
Senhores, boa tarde.
Bem, atualmente estamos vendo um certo atrito entre o Ubuntu e o Mint, em função do uso dos pacotes Snaps. Tenho muitas dúvidas sobre o tema e gostaria de contar com a experiência de tantos de vocês para que, se possível, possam explanar aqui suas percepções.
1. Se em uma das máquina eu tenho o Linux Mint, e faço uma séria de instalações de programas diversos me utilizando de tudo que é forma... .deb; wget/GitHub; snap; apt... enfim, diversas formas de instalar programas, no processo de atualização tudo é atualizado via sudo apt update && sudo apt upgrade ?
2. Porque tantas distros não estão nem um pouco interessadas nos pacotes da Canonical? O que há?
3. Se eu, como até já citei, uso o Mint, posso me utilizar somente de pacotes Flatpack (em detrimento dos Sneps)?
4. Eu, enquanto usuário final, que vantagem devo esperar para querer instalar programas via Snap/Flatpack em detrimento de um simples apt install ?
5. Recentemente tomei conhecimento de que uma pessoa foi instalar um pacote Snap de um programa específico e quando ela foi verificar, o pacote também instalou o VLC(?!) Isso é possível? é correto que os empacotadores façam isso? Achei invasivo pra caramba.
6. Como fica a questão da segurança? Esses pacotes podem ser auditados?
7. No que consistem? Eu posso, por meio de um pendrive, baixar um programa e depois o instalar em uma distro sem internet?!
1. Não, pacotes binários em tar.gz não se atualizam, você tem que baixar a nova versão e compilar o executar o binário e isso pode ser válido para o wget, dependendo da fonte que você baixar. Os debs atualizam pelo repositório padrão, ou seja sudo apt upgrade. Snap atualiza em background quer você queira ou não, não há controle. Flatpak pode ou não atualizar em background, depende do arquivo, há comandos específicos para atualizar eles. O comando
sudo apt update && sudo apt upgrade por padrão só atualizará os debs, tudo instalado via
apt install ou apt-get install
2. Há diversos motivos por trás, a maioria critica o fato da loja da Canonical não ser open source e ter o código fechado, ser tudo centralizado na mesma, não ter forma de auditar o que está ali, a dificuldade de criar servidores externos para suas aplicações, há também problemas de segurança envolvidos, a Canonical já disse se preocupar mais com quem desenvolver a aplicação, do que com o código em si, o que pode levar a proliferação de malwares. Eles mesmos disseram que não dão conta de verificar tudo que é enviado. Há também motivos políticos envolvidos, leia o que Clém escreveu no blog e poderá entender. Há motivos também em relação ao desempenho ser afetado pelos snaps, pois deixam o boot lento, criam diversas instâncias e serviços que drenam a máquina, usam mais ram e cpu, além de ficarem atualizando em background sem controle algum o que pode ser ruim pra quem tem internet limitada. Há problemas de privacidade, pois o snap possuí telemetria integrada. São inúmeros motivos para a maioria das distros não quererem, bloquearem e até banirem o snapd de seus repositórios. Muitas distros não querem se manter refém da Canonical, optam pelo Flatpak por ser algo da comunidade, sem uma grande corporação ou empresa por trás, sem menos bugado e ser 100% open source. É por essas razão que evitam o snap e tendem a optar pelo flatpak.
3. Dependendo do pacote, pode sim, aí é questão de gosto pessoal e também do fato "disponibilidade".
4. Não vejo grandes vantagens, se existe no repositório, eu aconselho utilizá-lo. O snap e flatpak vai te trazer a versão mais atualizada desse app, mas trará vários problemas junto. Você tem que pesar na balança os prós e contras. Os pacotes do repositório se integram melhor ao sistema, tem melhor desempenho e são mais seguros.
5. Isso não ocorre, é mais comum ocorrer ao utilizar o repositório, pois alguns programas necessitam de dependências, por isso quando se baixa o Deepin Video, vem o mpv, porque o Deepin Video usa o mpv.
6. Não no mesmo nível de um deb, mas fácil para pacotes de código aberto, o flatpak já é mais aberto nesse sentido.
7. Não, porque o snap e flatpak dependem do suporte instalado via repositório local, snap depende do snapd instalado e flatpak do próprio flatpak. Se quiser algo mais portátil, eu recomendo optar pelos appimages, eles abrem em qualquer distro e não dependem de internet ou de instalação de suporte via repositório. O lado negativo é que eles costumam não se atualizarem automaticamente, similar aos binários em tar.gz, zip etc...