removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 30/06/2016 - 22:21h
Para entender o que é programação orientada a objetos, esqueça a programação por um momento(isso mesmo, não leu errado), e pense somente no mundo real.
No nosso mundo nós interagimos com muitas
coisas, como outras pessoas, um livro, um desodorante, uma escova de dente, um controle de vídeo game, enfim, com muitas
coisas. Mas para não chamarmos de
coisas(que é algo feio!) vamos chamá-las de
objetos. Então no nosso dia-a-dia, interagimos com vários
objetos, e estes interagem com outros e assim sucessivamente.
Mas eu dei exemplos de
objetos totalmente diferentes como uma pessoa, uma escova de dentes e um livro! Mas lá no fundo eles tem algo em comum: eles tem
características. Uma pessoa pode ser gorda ou magra, uma escova de dentes pode ser vermelha ou amarela e um livro pode ter capa dura ou outro tipo de capa. Essas características vamos chamar de
atributos.
Esses mesmos
objetos, além de seus
atributos, tem mais uma coisa em comum: uma pessoa pode andar ou correr, uma escova de dentes pode escovar os dentes de uma pessoa sem ela utilizar as mãos(tomara que exista uma escova de dentes assim no futuro!), etc. Se percebe que esses
objetos podem desempenhar ações, fazer coisas. Vamos dar o nome de
método para isso.
Bom, já vimos três coisas interessantes: um
objeto tem características que chamamos de
atributos e desempenham alguma ação, que chamamos de
método. Se você parar pra pensar, isso tudo acontece no mundo real!
Agora vamos voltar de novo para o mundo dos zeros e uns.
Isso tudo que vimos (só uma introdução) é conhecido como programação orientada a objetos. Mas qual é a diferença entre programação orientada a objetos e a boa e velha programação estruturada?
A forma como vemos o problema e o caminho que tomamos para resolvê-lo.
Na programação orientada a objetos, vemos o problema muito mais próximo da nossa visão do mundo real, das coisas ao nosso redor. Por conta disso, temos vários conceitos: herança, polimorfismo, encapsulamento, etc. Todas essas coisas, são coisas que existem no mundo real. É bem simples!
Vou dar um exemplo:
class Cachorro {
// atributos
String raça;
String corDoPêlo;
// método
void latir() {
print('Au, Au!')
}
}
Nesse exemplo temos uma classe que representa um cachorro(objeto). Esse cachorro tem uma raça e uma cor de pêlo(atributos), e pode latir(método).
Para não ficar muito longa e cansativa a explicação, sugiro que estude bem esse paradigma, e que principalmente entenda todos os conceitos, que é o mais importante. E lembre-se: o ato de programar não é o fim, mas apenas o meio.
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4c 69 6e 75 78 20 c3 a9 20 6d 65 6c 68 6f 72 20 71 75 65 20 57 69 6e 64 6f 77 73