instalando programas no linux

1. instalando programas no linux

fabio gilberto de lima rodrigues
gilbertognr

(usa Outra)

Enviado em 15/04/2010 - 09:22h

Galera eu sou um novissímo usuario do linux(tipo uma semana) e não tenho noção nenhuma de nada sobre o linux(tipo esses nomes amarok etc...).Eu gostaria de sabe como eu faço para instalar programas no linux KDE.ME parece que tem que ser tudo na raça mesmo(na mão) e como eu sou usuario do windows eu acho isso muito dificíl.Estou querendo migrar la em casa para o linux tbm(eu uso o linux apenas no meu estagio) mas por enquanto eu estou achando muito dificil de mexer nele...espero que com as dicas de vcs eu possa tirar de letra e ingressar de vez nesse mundo livre!!


  


2. Re: instalando programas no linux

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 15/04/2010 - 10:08h

Instalar pacotes(*)no linux geralmente é bem fácil. Vai depender do seu gerenciador de pacotes (no windows não tem isso, não é?), que é diferente de uma distro para outra.
Assim, precisamos que você diga inicialmente qual é "o seu linux", ou seja, qual a distro que você está usando (no seu perfil diz "outra", que não sabemos qual).
A vantagem (ou limitação) do windows é que tudo que é fundamental vem pronto para uso e você não pode modificar. É como se seu almoço viesse numa "quentinha" (marmitex) como o eterno prato de todos os dias e onde o seu número de opções corresponde apenas ao número de dias.
A desvantagem (ou grande vantagem) do linux é que seu "almoço" é montado por você mesmo, como em um enorme self-service.

Dê mais detalhes sobre "o seu linux" e sobre o seu PC para que possamos ajuda-lo melhor.

E enquanto isso, vá aprendendo mais um pouco no Guia Foca Linux ou aqui mesmo.
Seja benvindo e boa sorte!


(*) "Pacotes" é como são chamados os conjuntos completos que perfazem um programa, e não apenas o executável;
Para quem vem do windows, fica mais fácil explicar que é algo COMO SE baixasse o executavel, todas a bibliotecas e todos os objetos necessários para executar um determinado programa).
Um programa executável em linux tem suas "dependências", que são os acessórios necessarios para que o mesmo possa rodar. Quando se baixa um pacote ele geralmente vem com as dependências.
Existem algumas distros que não são tão amigaveis a esse ponto, mas mesmo assim não é difícil fazer qualquer coisa no linux.


3. Re: instalando programas no linux

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 15/04/2010 - 11:26h

Estimado Teixeira,

Não posso deixar de dar os parabéns pelo seu post extremamente didático e amigável aos usuários iniciantes.

Ao companheiro que está fazendo um "estágio" no Linux volto a reforçar a suas sugestões de leitura tanto do guia Foca como do amplo e bem exposto material disponível aqui no VOL mesmo, em:

http://www.vivaolinux.com.br/linux/

Sugiro além disto, uma leitura no material do link do GDH onde existem também sugestões imparciais sobre várias das distribuições (distros) mais populares para que possa mesmo antes de experimentar, já ter uma idéia daquilo que pode esperar de cada uma delas, em:

http://www.gdhpress.com.br/cd/

Por último, a velha sugestão de aproveitar que existem hoje em dia várias distros em mídia-Live, para experimentar tantas quantas desejar ou tiver oportunidade antes de partir para a instalação no HD.


4. Re: instalando programas no linux

fabio gilberto de lima rodrigues
gilbertognr

(usa Outra)

Enviado em 16/04/2010 - 09:01h

informações:
Processador (CPU): Intel(R) Pentium(R) Dual CPU E2200 @ 2.20GHz
Velocidade: 2.194,58 MHz
SO:Linux 2.6.20.1-ms06 i686
Sistema: Metasys Corporate MC 2.2.2-16
KDE: 3.5.9-5_0ms Fedora
valeu pessoal...vou dar uma lida no manual...me descupem a ignorãncia
t+


5. Re: instalando programas no linux

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 16/04/2010 - 10:07h

Considerando que a versão do seu kernel está bastante defasada (2.6.20) em relação a tudo que existe disponível já que andamos já nas versões acima da 2.6.30, mais uma vez sugiro que faça várias experiências com distros que disponham da alternativa de mídia-Live, seja CD ou DVD. Depois de experimentar, você poderá decidir melhor entre os tipos de distribuição (distro), Gerenciador de Janelas (ou interface gráfica) como Gnome, Kde, LXDE, etc bem como com base nos pacotes ou aplicativos instalados por padrão em cada uma das distros testadas.

Ao tomar a decisão e partir para a instalação não esqueça de optar pela instalação com a partição /home separada da partição raiz (/) e do swap. Com isto caso deseje fazer alguma re-instalação o que é perfeitamente normal já que existem tantas opções disponíveis, você tem menores riscos de perda dos seus dados e configurações que ficarão armazenados na partição /home.


6. Re: instalando programas no linux

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 16/04/2010 - 20:08h

E note que isso que o colega meinhardt está afirmando é firmeza. Apenas para comparar, no Windows você não consegue colocar diretamente seus arquivos pessoais em uma pasta separada, pois é exigido por aquele sistema que eles estejam na pasta C: (para colocar em outro lugar, tem obrigatoriamente de fazer uma copia).
GNU/Linux lhe oferece essa bela alernativa de separar uma partição para colocar tudo que bem quiser e SE UM DIA você quiser reformatar (por alguma razão qualquer), reformatará apenas a partição onde está o sistema, e não o HD inteiro.


7. Troca a distro...

alvin
ipi

(usa Lubuntu)

Enviado em 17/04/2010 - 01:45h

Teixeira, no Windows vc pode colocar as pastas pessoais em qualquer pasta e/ou partição desejada - é só mudar o caminho, precisa nem reiniciar (talvez só a desktop).

Qt ao Metasys, sinceramente, descarte! não instale este sistema em sua máquina (casa), não é Software Livre, é uma distro montada para rodar em algumas máquinas adquiridas pelo governo através de pregoes, é o SO das Máquinas dos Telecentros Comunitários do Ministério das Comunicações, é uma péssima alternativa haja vista a quantidade de alternativas gratuitas e infinitamente superiores em qualidade, estabilidade e praticidade.

Eu indico o Debian Lenny (ou qualquer distro baseada, principalmente Ubuntu e BigLinux), Mandriva, OpenSuse ou Fedora.


8. Re: instalando programas no linux

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 17/04/2010 - 02:28h

Muito bem, caro colega, vamos devagar que você vai chegar lá.

Bom, primeiramente gostaria que você esclarescesse uma coisa: qual é o seu nível de experiência com informática? Digo... você sabe instalar programas no windows, você sabe formatar um computador, você sabe configurar um rede ou o acesso à internet (mesmo que seja no windows, você pode trazer muitas da suas experiências para o linux)

Essas informações são fundamentais para que nós saibamos qual a linguagem que devemos usar com você, pois se você ainda for iniciante em informática em geral, informações demais podem lhe assustar.

Mas eu gostaria de lhe dizer algumas coisas antecipadamente:

1ª Eu pessoalmente lhe recomendaria que você mudasse de distro, vejo que você está com o Metasys instalado. Não quero questionar a qualidade do Metasys, porém para quem quer começar no mundo linux, é recomendável que sempre começe com o Ubuntu, não necessariamente porque o ubuntu é mais fácil, ou mais bonito, e sim porque você encontra muuuuuuiiiitttttooo mais informação à respeito dele, o que nos leva à minha segunda dica. para baixar o cd do ubuntu

http://www.ubuntu-br.org/

2ª Existem uma extensa documentação à respeito do linux na internet, tutoriais, dicas truques e orientações das mais diversas, portanto, será necessário que você adquira o hábito de ler e pesquisar bastante na internet, essa qualidade é fundamental para os usuários de linux.

3ª De início mantenha o dual-boot (windows - linux) na sua máquina e proceda da seguinte maneira:
Sempre ligue o computador e inicie o linux, procure fazer tudo no linux, em alguns casos, quando você quiser fazer alguma coisa que você não consiga no linux, você terá de reiniciar a máquina e usar o windows, mas não antes de dar uma rápida pesquisada na internet, pois existem muitas soluções prontíssimas é só dar uma procurada, por exemplo: Você quer gravar um cd ou dvd, e não sabe qual programa usar no linux pra fazer isso, você temo nero instalado no windows e você já está acostumado com ele, mas antes de ceder à tentação de reiniciar a máquina, procure rapidamente no google "programa pra gravar cds ubuntu", que muitas vezes a solução é tão simples que nem compensa reiniciar o computador e usar o windows, e de quebra você aprende mais um pouquinho. (lembrando que se você instalar primeiro o windows, depois fica muito fácil de instalar o ubuntu e dividir o hd entre os dois)

4ª Não se assute com os usuários mais experientes, quando eles usarem linguagem muito técnica com você, seja humilde e sincero e diga-lhes que você está iniciando no linux. Não se assuste, também, com o fanatismo que alguns possam apresentar).

5ª Não cuspa no prato que você come, ou seja, não migre para o linux e começe a falar mal do windows, pois ele foi o sistema que lhe proporcionou a sua aprendizagem até agora.

6ª Respeite o seu próprio tempo, se você realmente gostar do mundo linux, você vai conseguir migrar naturalmente, contanto que se esforçe um pouco.

Espero ter ajudado, eu já estive no seu lugar uma vez, e sofri bastante pra aprender, por isso mesmo que agora procuro ajudar os iniciantes da maneira mais compreensível possível. Não deixe de retornar os resultados das suas experiências.


9. Re: instalando programas no linux

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 17/04/2010 - 13:42h

Conforme bem comentou o companheiro Gedimar no post acima, na escolha da distro que você for instalar, a quantidade de informação disponível e a existência de fórum e comunidade ativa são críticos para que você possa ter o suporte necessário até poder decolar em voo "solo".






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts