lilikoi
(usa Arch Linux)
Enviado em 18/09/2023 - 22:30h
Boa noite, caros tecnonautas!
Gostaria de saber a opinião dos membros desse fórum que muito aprecio por sempre experts aparecerem aqui.
Resumindo o romance, minha madre queria mais figurinhas para usar no WhatsApp dela, e um amigo acabou instalando algum aplicativo de figurinhas pela PlayStore. Até tudo bem, porém o app tinha propagandas, e minha mãe acabou clicando em várias delas por engano.
Depois de começarem a aparecer muitos anúncios que bloqueavam a tela do celular por 10+ segundos, tomando totalmente a tela e forçando o usuário praticamente a sempre instalar algum app para poder fechar esses "anúncios" malignos, eu fui verificar e desinstalei vários apps que tinham sido instalados por acidente, inclusive os apps de figurinhas.
Instalei o Avast e passei o escaneamento, mas o Avast não achou nada demais (!!??).
Porém, os anúncios não pararam. Havia mais um aplicativo chamado "File Explorer" com um ícone muito suspeito que tinha sido instalado mas não estava na lista do gerenciador de aplicativos.
Só fui conseguir desinstalá-lo porque o Android oferece uma função para saber de onde vem os anúncios de tela inteira que descobri por acaso, e assim os anúncios pararam.
O app malvado de anúncios se chamava "File Explorer", como na imagem abaixo, e tinha notado antes de removê-lo que ele tinha permissão para acessar todos os arquivos do celular.
Mesmo minha madre não usando app de banco algum no celular, ela ainda tem as contas do e-mail, Facebook, Whats etc.
Gostaria de saber de vocês, se seria bom fazer um reset de fábrica no celular? Eu ainda estou com medo que algum keylogger (espião de teclas apertadas pelo usuário) tenha sido instalado, mas não tenho conhecimento técnico nessa área de celular o suficiente para pensar direito como agir, ou se realmente ainda há perigo ou se o problema já foi resolvido com minhas ações de remoção do app.
Obg,