BiaMonteiro
(usa Arch Linux)
Enviado em 08/01/2019 - 01:37h
Existem muitos sistemas operacionais destinados para dispositivos móveis. Inclusive, a Canonical, empresa mantenedora da distribuição Linux Ubuntu, esteve desenvolvendo ao longo dos últimos anos os Ubuntu Phone, smartphones que vêm com o Ubuntu integrado.
Vou pegar um exemplo com o processador mobile Qualcomm Snapdragon 845 (https://www.qualcomm.com/products/snapdragon-845-mobile-platform). Segundo o site oficial, "Our energy-efficient Snapdragon 845 mobile platform is engineered for all-day battery life. With a Qualcomm® Kryo™ CPU built on
ARM Cortex technology and Qualcomm Quick Charge™ 4+ technology (capable of up to a 50% charge in only 15 minutes*) even the most demanding applications can run all day." e "CPU Bit Architecture:
64-bit". A conclusão: os celulares geralmente possuem um processador de arquitetura ARM com instruções em 64 bits. Praticamente qualquer kernel ARM 64-bits irá rodar num celular, desde que a BIOS do aparelho o permita, claro. Firmwares costumam bloquear a execução.
O que acontece são duas coisas:
1ª O Android e o iOS são muito populares e suportados, fazendo com que a maioria das empresas e pessoas desprezem outras alternativas. A maioria dos aplicativos do mundo foram e estão sendo desenvolvidos para Android e iOS, as fabricantes de dispositivos móveis lança, seu hardware pensando em atender a esses dois sistemas operacionais, juntamente com as operadoras de telefonia. Por essa razão, aplicativos como WhatsApp, Instagram, YouTube e tantos outros não funcionarão em outro sistema operacional móvel, a menos que se use algum artifício, como é o caso do Wine nas distribuições Linux, rodando aplicações Windows. Sua tela touch pode ser que nem funcione, o chip do seu celular provavelmente também não, o giroscópio, o GPS etc.
2ª Remover um SO de um smartphone ou tablet e substituir por outro não é um processo fácil quanto o dos desktops e PCs, e pode ocasionar perda de garantia. Os dispositivos móveis são muito fechados, e os firmware constitui um dos maiores problemas.
Para você perceber o quanto o Android e o iOS omitem a existência de alternativas, a gigante Microsoft, extremamente conhecida por ser a produtora dos consoles de videogame Xbox, suíte Office e sistema operacional Windows, lançou há anos atrás o Windows Phone, e parece que ele acabou, mas posso estar errada. Na minha vida toda, acho que só vi uma pessoa usando o Windows Phone. Sim, somente uma!