edupersoft
(usa Manjaro Linux)
Enviado em 06/03/2009 - 15:40h
Alguns problemas devem ser considerados:
1. Você vai ter que se preocupar com o hardware, lembrando que servidores de email geralmente consumem bastante máquina. Se o hardware parar, enquanto não for corrigido, seu site fica fora do ar e ninguem te entrega emails.;
2. Seu link com a internet ganha uma importância maior, porque se ele cair, além de você não acessar o mundo, o mundo também não acessa você, com o servidor interno e sem link, ninguém consegue entregar seus emails e seu site fica fora do ar.
Sua equipe ficará responsável pelos itens acima e ainda com a configuração, atualização do software, segurança e backup dos servidores. Evidente que para um analista experiente estas coisas são tiradas de letra.
Muitas empresas tomam, ou gostariam de tomar o caminho contrário, tirar parte dos serviços como ERP de dentro da empresa e colocar em um call center, minizando a preocupação com backup, segurança etc.
A questão é, vale a pena para você assumir todo este trabalho. Qual a importância do sigilo da suas informações e qual a importância de manter seus servidos 27x7 no ar.
A princípio eu não faria.