Rousseau
(usa Manjaro Linux)
Enviado em 23/01/2017 - 18:14h
netkelvin escreveu:
Olá pessoal...
Estou testando algumas distros baseado no arch linux, e encontrei o antergos. Alguem utiliza ele e pode dar alguma opnião?
Ele tem repositórios próprios e o da comunidade AUR ? Por ser baseado em arch, os tutoriais que tem por ai do arch, servirá nele também?? Cheguei a testar o manjaro xfce, mas tinha tantos bugzinhos pra concertar, que eu desisti, por em qto...
Eu tenho usado o Antergos Xfce em pc de uso diário aqui.
Ele só tem um repositório próprio para ícones e algumas coisas da aparência do sistema, o resto é o repositório do Arch, mesmo. Se quiser usar o AUR, basta na hora da instalação selecionar essa opção. É tudo em modo gráfico, um dos últimos passos da instalação é escolher coisas como suporte a impressão, flash, o suporte ao AUR etc.
O Manjaro, embora possa usar o repositorio do Arch. Ele tem os próprios, testam os pacotes antes e depois lançam no repositório deles. Se quiser pode mudar para o oficial do Arch.
Sim. Tudo que tem de suporte ao Arch, inclusive a ótima Wiki deles, serve para o Antergos. A diferença entre ele e o Arch é, basicamente, a instalação gráfica e alguns programas que vem junto com o DE. Mas, se ao final da instalação você não escolher instalar o suporte a impressão, flash e essas coisas, o que você terá é um desktop bem limpo. Quase nada instalado, se comparando com o Manjaro, por exemplo.
Olha, deve ter uns 6 meses que estou com ele. O único problema que tive até agora, é um bug crônico do Lightdm com o WebKit, toda vez que o WebKit sofre qualquer tipo de alteração o lightdm para de funcionar. Tirando isso, você poder ter, eventualmente, algum problema com pacotes depois de atualizados. Porém, isso é por causa do repositório oficial do Arch, ou seja, é algo natural do próprio Arch Linux, pelo ciclo extremamente alto e rápido de atualizações.
Enfim, eu gostei da distro como entrada no mundo do Arch e do Pacman. Assim que tiver tempo para apreender vou tentar fazer uma instalação direta do Arch ou do Salix. Eu não sou tão radical, como uma galera um tempo atrás, quando essas Arch-Based apareceram, para ser incapaz de usá-las. Até porque, sou noob, e não entendo profundamente os argumentos que essas pessoas usam. Mas, para mim, o Antergos funciona muito bem como distro de uso diário e, a única instalada no meu pc.
Só não gosto da versão com Gnome. Ao iniciar a instalação você pode escolher: Gnome, KDE, Xfce, Cinnamon, OpenBox, Mate e, se quiser, instalar só a base do sistema, sem ambiente gráfico nem nada.