luserend
(usa Manjaro Linux)
Enviado em 28/10/2016 - 12:29h
luserend escreveu:
Para aqueles que passarem pelo mesmo problema que eu, no Manjaro achei uma alternativa para resolver o problema. Quando eu dava um "sudo pacman -Syyuu" pelo terminal, o comando apontava que iria fazer uma atualização completa certo? Ou seja, em outras palavras, o "gnome-shell" era um dos pacotes que ele iria atualizar tambem certo? Mas no momento que esse pacote tentava se atualizar, o erro de dependencia era exibido.
Mesmo eu colocando o gnome-shell no ignorepkg nas configurações do pacman (/etc/pacman.conf), por alguma razão, o erro ainda era exibido...:\
[SOLUÇÃO]:
A solução que achei no Manjaro, foi ir no atualizador de programas, na hora em que ele falava que haviam atualizações disponiveis, e na hora de selecionar os pacotes que estavam disponiveis para atualizar, eu desmarquei a caixa do "gnome-shell" e dei aplicar, assim atualizando todos os outros, menos o gnome-shell. O sistema está normal e atualizado agora.
Por alguma razão eu ainda não entendi qual a diferença entre desmarcar a caixa do pacote gnome-shell, e adicionar o gnome-shell no ignorepkg. '-' (Pelo que eu saiba as duas ações deveriam ter o mesmo efeito, ja que as duas impediriam somente desse pacote em especifico de atualizar...)
Mas em fim, deve ser algum bug relacionado ao Gnome, ja que o Manjaro versão Gnome é uma versão não-oficial (Coisa que eu acho até boa por um lado, e ruim por outro, penso que deveria ter uma versão oficial para o Gnome, ja que é uma interface grafica muito popular entre alguns usuarios e ja que o Manjaro é uma distro que é conhecida em meio que "ser um Arch Linux mais intuitivo"). Mas é isso pessoal, obrigado!
De acordo com meus testes, depois de feito esse primeiro procedimento que eu disse acima, pode acontecer que, depois de sua primeira atualização, o sistema reinicie, e a interface grafica não inicie (fique congelado em uma tela preta).
Mas não se preocupe porque tenho outra solução alternativa tambem, depois de feito tudo isso, quando estiver congelado nessa tela preta sem iniciar a interface grafica, aperte CTRL + ALT + F3 para abrir um "terminal grande" diga-se de passagem, logue-se digitando o seu usuario e senha, apos isso estará pronto para realizar os comandos a seguir.
Logue-se como root:
$ su
(Digite sua senha de root)
Agora, iremos resolver o conflito.
# pacman -R gnome-shell-extension-mediaplayer
Aperte "s" para confirmar que quer exclui-lo.
Agora iremos atualizar o sistema novamente.
# pacman -Syyuu
Voce talvez verá que ele perguntara se deseja reinstalar o "gnome-shell". Tecle "s" para aceitar.
Depois de resintalado, como ja tinhamos atualizado todo o sistema anteriormente, verá que não haverá nada a mais a se fazer. (Se houver atualizações, espere atualizar).
Depois de tudo resolvido, reinicie o sistema:
# reboot
Talvez voce se pergunte "Mas porque não removeu isso desde o começo?", Simplesmente porque ele dava um erro de dependencia, ou seja, se antes de fazer a primeira solução que eu disse, nós tentassemos remover o pacote com:
# pacman -R gnome-shell-extension-mediaplayer
Ele apresentaria um erro de dependencia do propio pacote, ou seja, é algo até ironico, uma dependencia com si mesmo, mas em fim, a segunda parte da solução remove o mesmo sem problema nenhum. ^^
Pronto, tudo certo, agora seu sistema deve ligar normalmente, e a interface grafica aparecer de imediato. :P
Obrigado pessoal!