BiaMonteiro
(usa Arch Linux)
Enviado em 16/01/2019 - 19:14h
Uma das distribuições que mais gosto é o Arch Linux. Possui um gerenciador de pacotes excelente e um sistema maravilhoso, onde muitas configurações são feitas através de arquivos de configuração ao modo UNIX e seguindo a filosofia KISS, além do usuário instalar um sistema mínimo e poder moldá-lo conforme seus interesses.
Apesar disso, ele possui algumas características que não me agradam, portanto surgiu a ideia de futuramente criar um fork dele onde:
-> Seja utilizado o OpenRC ao invés do systemd;
-> Haja lançamento de versões estáveis ao invés da distribuição ser atualizada sozinha, o chamado "rolling release". Nessas versões estáveis, haverá pacotes bem testados ao invés de atuais;
-> Seja usado o GIT como repositório;
Minhas dúvidas são as seguintes:
-> Como saberei quais são as versões estáveis dos pacotes?
-> Sozinha, é praticamente impossível eu lançar e manter milhares de pacotes no repositório, precisaria da ajuda da comunidade. Mas como faço para evitar que insiram pacotes com conteúdo malicioso nos repositórios?
-> Quais são os requisitos para o desenvolvimento de um software livre sério?
-> Como o desenvolvimento da distribuição poderia ser estruturado?
Que duas coisas fiquem claras:
-> Caso eu mantenha essa ideia, pretendo dar início ao projeto daqui a uns anos. E a primeira versão só será lançada quando realmente estiver pronta;
-> Não quero fazer qualquer coisa, tem que ser um projeto bem feito;