meio chato...

1. meio chato...

Danilo Martins
nilodanx52

(usa Arch Linux)

Enviado em 05/09/2012 - 09:24h

Olá Colegas!!! Bom Dia!!!

Sempre gostei de debates e opiniões contrárias e venho aqui hoje querendo perguntar a vocês, qual o objetivos de vocês usarem os aplicativos no ArchLinux já compilados, pré-compilados ou em qualquer outra forma de instalação? E outra, por que vocês usam o mesmo em I686 e/ou x86_64??


  


2. Re: meio chato...

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 05/09/2012 - 12:22h

nilodanx52 escreveu:

Olá Colegas!!! Bom Dia!!!

Sempre gostei de debates e opiniões contrárias e venho aqui hoje querendo perguntar a vocês, qual o objetivos de vocês usarem os aplicativos no ArchLinux já compilados, pré-compilados ou em qualquer outra forma de instalação? E outra, por que vocês usam o mesmo em I686 e/ou x86_64??


Bom Dia.
Uso x86_64 para aproveitar melhor os recursos de hardware dos equipamentos que possuo(CPU/RAM).
No caso dos pacotes compilados, além de facilitar nas atualizações(que são constantes no Arch), também não notei diferença de desempenho que justificasse a compilação manual da maioria dos pacotes.
Entretanto, em alguns softwares onde percebo boa diferença de desempenho ou diminuição do uso de recursos(Amarok por exemplo), eu os compilo localmente e nessa hora ferramentas como o ABS e mesmo os "PKGBUILD's" do AUR ajudam bastante.


3. Re: meio chato...

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 05/09/2012 - 12:40h

Eu uso 64 bits, 32 bits é só para computadores antigos, 32, não há mais vantagem em usar software 32 bits em comp. 64 bits, é como cortar seu processador ao meio.

aquelas incompatibilidades em 64 bits, são coisa do passado. Distros estão querendo acabar com a compilação em 32, algumas já terminaram, não tem mais versões 32.

pré-compilado? é praticidade.... de fato, em algumas distros, como a que uso, Sabayon, ela tem instalação com compilação local no micro (Portage) ou semi-binária (Entropy, isto é semi-binário, pq o sistema recompila patches etc... se necessário...) mas são linux DE COMPILAÇÃO, portanto diferentes da maior parte das distros, inclusive Arch.

Não é só Arch que usa pré-compilados, as outras tb, openSUSE, Mint, Ubuntu, debian...

de compilação automática é gentoo... de compilação manual, no braço, o clássico é usar Slackware, mas mesmo slackware pode usar pré-compilados.

usar compilar tudo, no micro, para seu hardware, trocar kernel por kernel otimizado, as vezes a gente faz, para servidor, para experimentos, para obter performance etc... mas não pro dia a dia...

saba quanto tempo levou para eu compilar um ambiente gráfico XFCE inteiro no meu gentoo, no meu micro, que é atlhon X2, tem apenas 2 nucleos, mas é 8 giga de RAM? 3 DIAS!

compilar tudo,prático não é!

num exemplo um velho gentoista, um slacker dinossauro, compilou tudo, a anos atrás, ele não tinha outro jeito! os linux eram manuais! mas não se esqueça que ele usava "Tela prêta" e no máximo um WindowMaker! não um KDE enorme! Naqueles comps....naqueles tempos... compilar um KDE levaria MESES...

alguns criticam o Gentoo por ser todo no braço, mas não esquecer que o Gentoo foi feito para SERVIDORES, não para usar num Desktop KDE, embora hoje hajam gentoístas que usam Desktop KDE, embora no Gentoo, clássico é usar XFCE leve, pq aproveita a performance, a maior vantagem do Gentoo.

Arch é um caso especial, pq é distro binária, mas é distro de alta performance, depois do Gentoo, arch é o linux mais rápido.

Sobre e memória RAM em 64 bits. alguns dizem que gasta mais RAM... clro que gasta mais RAM, tem mias RAM no comp ele vai usar! 32 não, 32 não usa, mas não pq "ECONOMIZA", mas pq não consegue usar! ou seja, RAM , processador, é para usar, não é para ficar parado! Quanto maior o comp e maior o linux, mais vai usar... o meu quando estou fazendo calculos químicos ou computacionais (modelagem molecular, sou químico) dos 8 giga ele usa 6500, 6800!

No novo, da fac, que vai chegar, é AMD Phenom 8 núcleos e tem 16 giga de RAM....!






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts