Hexadecimais
(usa Fedora)
Enviado em 06/10/2012 - 18:25h
Suponho que você, shoxsz, esteja familiarizado com o conceito de "relevância" de um algarismo de acordo com sua posição no número.
Por exemplo, o número 156897, possui os algarismos "1" e "7", como você pode ver. Se trocarmos o "7" por "0", a variação não é de nem 1%, e podemos até dizer que tal variação é desprezível. Mas se trocarmos "1" por "2", a variação chega a ser de 100%! Em poucas palavras, o "7" nesse número é "menos significativo", enquanto o "1" é "mais significativo".
A instrução "MOV AX,4Fh" move para o registrador AX o valor 004Fh.
"AH", abreviação para "Accumulator High", contém o byte mais significativo de "004Fh", que é "00h". ("High" = alto, indicando "mais significativo")
"AL", abreviação para "Accumulator Low", contém o byte menos significativo de "004Fh", que é "4Fh". ("Low = baixo, indicando "menos significativo")
Então, após a instrução "MOV AX,4Fh", a distribuição dos bytes em AH e AL ficaria:
AH = 00h, AL = 4Fh.
shoxsz, percebo que você manifesta interesse por programação com C e Assembly. Lamento te desapontar, mas a quantidade de material útil escrito em português pode não ser tão abundante quanto você deseja. O material que encontro em português se refere ao Assembly para 8086, uma arquitetura que, apesar de ainda existir nos processadores atuais utilizados na vasta maioria dos computadores pessoais, está presente apenas para compatibilidade reversa. O código de máquina voltado à arquitetura 80x86, mais conhecida como x86 (engloba 80386, 80486, 80586, 80686...), é o que está presente nos arquivos binários executáveis nos computadores recentes. É mais fácil encontrar documentação disponível na língua inglesa, e por esse motivo recomendo que aprenda esse idioma. Por exemplo, uma documentação completa nos mínimos detalhes, disponibilizada pela própria Intel sobre essas arquiteturas de processadores (e arquiteturas não-tão-novas mas novas, como "amd64" que, muitíssimo provavelmente, estão presentes no computadores que você está usando agora).
http://www.intel.com/content/www/us/en/processors/architectures-software-developer-manuals.html
Se aulas de inglês num curso particular ou escola sejam insuportavelmente chatas para você, recomendo o aprendizado da língua inglesa através da leitura de mangá:
http://www.mangapanda.com/
http://mangafox.me/