Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 11/04/2011 - 20:34h
Vamos compreender melhor a situação:
1- Para falarmos uns com os outros GRATUITAMENTE via PC, poderemos usar a maioria dos servidores VOIP/SIP que existem por aí, bastando fazer um cadastro, pegar um nick e arranjar uma senha para acessar o serviço.
Um bom exemplo é o Skype, que apesar de usar tecnologia proprietária, é bastante fácil de instalar e bastante popular.
Mas GRATUITAMENTE só entre Skype/Skype, Vono/Vono, e assim por diante.
2- Para falarmos com TELEFONES convencionais fixos e móveis das diversas operadoras, precisaremos ter uma CONTA junto a uma operadora de VOIP e pagar mensalmente por isso (existem também opções prepagas).
3- Para RECEBERMOS ligações de telefones convencionais fixos e móveis, teremos de pagar mensalmente por um NÚMERO junto à nossa operadora VOIP. O inconveniente é que, se deixarmos de pagar, perderemos aquele número, e nossos contatos não mais nos acharão.
E daí concluímos que também para FALAR PARA FORA precisaremos estar pagando mensalmente pelo nosso próprio número VOIP.
4- Para efetuarmos as ligações de qualquer tipo, poderemos usar no PC um conjunto de [headphone + microfone], [headphone estéreo + microfone] ou [caixas acústicas + microfone], e mais o software discador, se for o caso;
ou ainda um telefone próprio para ligações VOIP, chamado ATA, que tem um custo relativamente alto, mas que pode ser ligado em uma porta USB e tem várias vantagens sobre as demais alternativas. Inclusive pode dispensar o PC.
5- O ASterisk nos permite montar uma excelente central VOIP, porém para falar com telefones comuns teremos de assinar uma conta VOIP com uma das diversas operadoras especializadas.
6- Videoconferência: O Skype permite conversações gratuitas por vídeo entre dois usuários, mas há um limite de tempo.
Ou até seis usuários simultaneamente, desde que façamos uma assinatura "premium" ou várias assinaturas como empresa. O custo é por quantidade de conexões.
Outro serviço de videoconferência gratuito é o do Google mail (há uma opção meio-escondida que permite comunicações por video).
7- Para termos sucesso em comunicações de audio e principalmente de audio + video, teremos de ter uma conexão internet de primeira qualidade (banda larga de pelo menos "1 mega") e bastante memória RAM. Menos que isso, a comunicação vai ficando ruim a ponto de se tornar desconfortável.
8- Videoconferência gratuita geralmente é um pouco deficiente. Mas quando é paga tem de ser boa, e é incrivelmente cara (hardware, software e serviços).