eslih
(usa Debian)
Enviado em 25/09/2014 - 11:54h
Olá,
Sim, você vai precisar de um gateway GSM/SMS, e fazer configurações de rota (ex: destino operadora A, sair pelo GSM da operadora A no gateway), ou se for para enviar SMS por alerta de monitoração (nagios, por exemplo), ou algo interno, você nem vai precisar fazer configurações mais "profundas".
Um gateway para 8 chips GSM vai sair em torno de 2 mil reais, dependendo da marca. Dependendo da fabricante, há API's e "caminhos" sobre integração com Asterisk e outros modelos de hard/software pabx (virtuais ou não).
Seu problema é: a anatel regulamenta e controla o envio de sms, com isto, a operadora limita um número diário de sms enviados por um gsm comum...
Em alguns casos, é até cancelado por fraude/abuso (cada chip é habilitado com um CPF, ou CNPJ por plano corporativo), em caso de recorrência, pode ser alvo de investigação, pois cai quase na mesma categoria de radio pirata.
Já recebeu SMS de marketing vindo de um número comum(SEM SER de um "número" LA tipo 42069 ou 222, geralmente de 3 a 5 digitos)? Quem envia estes SMS é considerado operadora pirata, a Anatel regulamenta isto e possui uma porrada de portarias... (um exemplo é que você pode cadastrar seu celular para que ninguém te envie sms, todo sms enviado por empresas através de operadoras legais consultam entre outras coisas, se o numero de destino está cadastrado para não receber sms)...
Claro, isto pode não ser o seu caso (desculpa, mas não informou o porque e para que vc vai usar, mas nem precisa informar! kkk)