jairovisks
(usa Debian)
Enviado em 18/07/2012 - 10:25h
amarildosertorio escreveu:
Eu faço de 3ª a domingo, incremental e toda 2ª, master, tudo compactando em "tar.gz". Configuro os incrementais para reciclagem de 15 em 15 dias. Os masters eu não reciclo, movo para discos externos. Não uso o bacula... Ele é muito robusto para uma tarefa simples. Uso o backup-manager.
Dá uma olhada:
http://www.vivaolinux.com.br/etc/backupmanagerconf
Amarildo estou usando o bacula porque farei backup de outras funcionalidades também (servidor de arquivos, aplicações, digitalização de processos, etc.), porém pra todos esses arquivos o esquema GFS funciona legal, mas pra ligações eu fiquei meio perdido... porque para os outros arquivos vou fazer a rotação das fitas, mas para as gravações não.
Outro ponto de impacto de fazer um full toda semana das ligações é que a empresa não quer investir em um robô de fita, ou pelo menos em outra unidade, ou seja... tenho apenas uma unidade que já vai fazer um backup full de aproximadamente 1TB (arquivos, banco de dados e aplicação), e isso vai consumir bastante tempo.
As ligações que tenho hoje no server dão aproximadamente 400GB... pra fazer um backup full semanal delas eu teria que esperar acabar o incremental de determidado dia (arquivos, etc.) e trocar a fita para fazer o full. (não temos pessoal pra acompanhar... apenas eu).
O nosso volume é de aproximadamente 100GB de ligações/mês, por isso creio que fazer um full e ir fazendo incrementais até encher a fita resolveria, mas tenho dúvida se a restauração de um único arquivo seria simples.
Daniel... o esquema GFS é bacana, mas no caso eu preciso reter a fita por pelo menos 5 anos e a rotação não é interessante nesse esquema, mas vou utilizar esse conceito no backup dos outros arquivos.
PS.: Agradeço a ajuda dos dois