stremer
(usa Arch Linux)
Enviado em 10/04/2008 - 11:15h
antes é interessante montar um plano de backup.
Mas mtas vezes depende dos recursos do banco de dados, se o mesmo possui backup diferencial e backup de log de transação.
Eu utilizava a seguinte estratégia em oracle e sql server (embora microsoft, existem alguns produtos da microsoft que acho excelente e o sql server esta nesta lista).
Fazia um backup completo 1 vez por dia, era feito na madrugada, como a base tinha em torno de 10 gigabytes, levava em torno de 4 horas. Ficava da 1 da manhã até a 5 da manhã. Não tinha problema deixar o sistema indisponivel neste periodo, porém eu fazia o backup "a quente" mesmo assim, só ficava um pouco lento o sistema. Então de 8 em 8 horas fazia um backup diferencial (com somente as diferenças do ultimo backup), fazia as 8 da manha, depois as 4 da tarde. Como o backup diferencial só pega as diferenças do dia (no caso do oracle e sql server) não era lento.
Então de 15 em 15 minutos fazia um backup das diferenças do log de transação. Tudo isto era controlado automáticamente por uma stored procedure que rodava através de um job de 15 em 15 minutos. Além deste processo eu possuia um outro processo de cópia para outro servidor que efetuava backup em fita e guardava toda informação dos ultimos 7 dias. Precisei utilizar o backup 2 vezes, a primeira foi um crash do servidor (que era raid mas mesmo assim foi pro espaço) e a segunda foi uma cagada de um usuário administrador do sistema que "sem querer" ferrou com uma base de dados. Em ambos os casos a perda não foi nem de 15 minutos de uso. No segundo caso a perda de dados foi praticamente nula. Estes problemas foram mais no sql server, no oracle nunca precisei restaurar mas acredito que não teria problemas tbem com os backups completos, diferenciais e incrementais.
Fica ai a dica. mas vai depender doque o seu SGBD suporta.