Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 24/12/2009 - 08:39h
NA TEORIA todas as operadoras deveriam oferecer rigorosamente a mesma qualidade de serviço.
No entanto observam-se grandes discrepâncias na prestação desse serviço, diante dos olhos eternamente distraídos de nossa querida Anatel.
O que acontece é que em determinadas localidades se oferece o serviço 3G e no entanto ele não se encontra disponível como tal, sendo fornecido ao assinante um OUTRO serviço com características muito inferiores (Edge, por exemplo) a preço de 3G.
Vemos no fornecimento de um serviço nessas condições um vício, uma propaganda enganosa, e até mesmo uma fraude. Porém a Anatel não pensa assim, achando perfeitamente normal - e sobretudo legal - que a operadora cumpra com apenas 10% do prometido, seja em taxa de transferência, seja em volume de transmissão de dados.
Por essa razão as operadoras fornecem Edge e cobram 3G (é fácil enganar o usuário, pois nosso desktop ou notebook não tem como diferenciar o tipo de sinal, já que eles são parcialmente compatíveis), já que a Anatel joga do lado delas, e nunca, jamais, em tempo algum, do lado do assinante/consumidor/usuário.
Então o que acontece é que dessa forma SEMPRE haverá cobertura para o sinal Edge, mas nem sempre para o sinal 3G.
Já afirmei várias vezes aqui e em outros lugares pela internet afora:
Não basta a operadora ter uma TORRE.
É necessário que ela tenha uma "ANTENA 3G", notando-se que "torre", "antena" e "antena 3G" a meu ver são coisas totalmente distintas, mas parece que para nossa super-eficiente agência "fiscalizadora" é tudo a mesma coisa.
Portanto, muito cuidado pois ao afirmarem que sua região tem "cobertura" isso pode ter um significado duvidoso, pelos motivos acima expostos.
Certifique-se de que há um sinal 3G "de verdade" porque se você depender da Anatel para tomar providência por você, estará no mato sem cachorro.
Felizmente porém existem a nosso favor os PROCONs (não sei se tem em Salvador, mas se não tem, deveria ter) mas de qualquer forma existem os juizados especiais.
Quero ressaltar no entanto que, uma vez havendo sinal 3G na sua localidade, e com uma boa intensidade, ele será também de boa qualidade, e você não terá motivos para reclamar.
Então, o truque para não cair em armadilhas é o seguinte:
Evite que os vendedores lhe dêem respostas evasivas.
Não se contente em saber se tem "cobertura", mas "cobertura 3G";
Se tem "antena', mas "antena 3G em pleno funcionamento".
E outras coisas mais, nesse sentido.
Já vi 3G funcionando a pleno vapor aqui no centro do Rio de janeiro, num lugar de sinal fraquíssimo para celulares.
No entanto, parece que a operadora (não vou dizer qual, pois poderia ser qualquer uma) vendeu muito mais do que deveria e as velocidades foram caindo, caindo, ao ponto de os usuários desistirem e partirem para outras soluções.