removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 16/04/2010 - 13:36h
Olha, a minha dica não vai ser tão técnica, mas espero ajudar de alguma maneira, pois eu também já passei por uma situação parecida com a sua.
Esse processo processo de migração é muito complicado, principalmente se não for abraçado por todos da equipe. Mas o mais importante de tudo é ter uma boa liderança na instituição que dê exemplo (usando o software livre, e buscando aprender e encontrar novas soluções), e que não abra exceções pra ninguém (além é claro de ter autoridade pra abafar as reclamações dos revoltadinhos que sempre aparecem pra atrapalhar). Tudo deve ser rigorosamente padronizado, pois uma vez dentro do padrão ODF, tudo fica mais fácil.
O maior erro de quem quer migrar para o padrão aberto de documentos é tentar conciliá-lo com o padrão fechado da MS, pois assim os problemas nunca vai deixar de existir, sempre vai ter uma panilha que não abre, ou desconfigura, sempre vai ter os insatisfeitos.
Portanto, sem mais delongas, esses momentos exigem coragem, vontade de aprender e acima de tudo uma decisão firme e definitiva!!!!!