Thihup
(usa Manjaro Linux)
Enviado em 23/04/2015 - 20:04h
TheoFabris escreveu:
Bom dia!
Eu queria saber se é possivel adicionar um comando em C em um programa em C++?
Se For possivel dei-me um exemplo de codigo?
Não entendi muito bem a pergunta, você se refere a usar um comando de C em C++?
Um código escrito em C pode ser muito bem compilado em C++ (salvo exceções)
Mas vamos fazer um teste:
Main.cpp
#include <stdio.h> // O Correto seria incluir a biblioteca <cstdio> pois importa "as coisas" para o namespace std; mais uma prova de que o compilador (G++) consegue "compilar" um arquivo de 'C'
int main(int argc, char **argv){
printf("Olá Mundo, estou em um arquivo de C++ compilado pelo G++ usando a biblioteca de C o.0\n");
return 0;
}
(Compile com : g++ -o Main Main.cpp)
Agora se quiser outros exemplos , posso citar :
SDL,
GLUT,
GTK+ e muitos outros
Vou usar uma frase que eu li a pouco tempo atrás:
De certa maneira, eu acho justo que, ao mostrar exemplos de funções herdadas da biblioteca padrão do C pelo C++, tais exemplos sejam dados com programas que também são válidos em C
Ou seja, (quase) qualquer programa que você fizer em C será valido também em C++
Espero ter ajudado
Qualquer dúvida só postar aqui.
[]'s
T+
EDIT: Segue um exemplo da biblioteca SDL (que foi totalmente escrito em C) rodando em um aplicativo de C++:
#include <iostream>
#include <stdlib.h>
#include <SDL/SDL.h>
using namespace std;
int main ( int argc, char** argv )
{
// initialize SDL video
if ( SDL_Init( SDL_INIT_VIDEO ) < 0 )
{
cout << "Unable to init SDL: " << SDL_GetError() << endl;
return 1;
}
// make sure SDL cleans up before exit
atexit(SDL_Quit);
// create a new window
SDL_Surface* screen = SDL_SetVideoMode(640, 480, 16,
SDL_HWSURFACE|SDL_DOUBLEBUF);
if ( !screen )
{
cout << "Unable to set 640x480 video: " << SDL_GetError() << endl;
return 1;
}
// load an image
SDL_Surface* bmp = SDL_LoadBMP("cb.bmp");
if (!bmp)
{
cout << "Unable to load bitmap:" << SDL_GetError() << endl;
return 1;
}
// centre the bitmap on screen
SDL_Rect dstrect;
dstrect.x = (screen->w - bmp->w) / 2;
dstrect.y = (screen->h - bmp->h) / 2;
// program main loop
bool done = false;
while (!done)
{
// message processing loop
SDL_Event event;
while (SDL_PollEvent(&event))
{
// check for messages
switch (event.type)
{
// exit if the window is closed
case SDL_QUIT:
done = true;
break;
// check for keypresses
case SDL_KEYDOWN:
{
// exit if ESCAPE is pressed
if (event.key.keysym.sym == SDLK_ESCAPE)
done = true;
break;
}
} // end switch
} // end of message processing
// DRAWING STARTS HERE
// clear screen
SDL_FillRect(screen, 0, SDL_MapRGB(screen->format, 0, 0, 0));
// draw bitmap
SDL_BlitSurface(bmp, 0, screen, &dstrect);
// DRAWING ENDS HERE
// finally, update the screen :)
SDL_Flip(screen);
} // end main loop
// free loaded bitmap
SDL_FreeSurface(bmp);
// all is well ;)
printf("Exited cleanly\n");
return 0;
}
[!] Para executar é necessário possuir instalado a Biblioteca SDL e qualquer imagem com o nome de "cb.bmp".