paulo1205
(usa Ubuntu)
Enviado em 02/12/2013 - 04:08h
Olhei o link e examinei o livro on-line. Detive-me cuidadosamente em alguns capítulos.
Não é um livro que ensine C++ ou que sirva como referência da linguagem. O próprio autor reconhece no prefácio que o livro traz alguns programas prontos e discute um pouco sobre esses programas, na expectativa de que possam vir a ser úteis.
Minha crítica é esta: os programas vão de pouco úteis a totalmente inúteis. Alguns são mesmo exemplos de coisas que não deveriam ser feitas em C++ de modo nenhum, nunca (entre eles, a versão para
arrays dinâmicos do
garbage collector do capítulo 2).
Eu conheço os livros de Herbert Schildt há tempos. Meu primeiro livro de C (que, aliás, era do meu pai, não meu) era o "C: The Complete Reference" (primeira edição). Eu diria que esse livro, sozinho, foi o maior responsável pela disseminação de horríveis vícios de programação, que foram copiados para inúmeras apostilas de C e até hoje atrapalham a vida de programadores iniciantes em C. Não é a toa que esse livro deu ao seu autor a alcunha de "bullschildt" (piada em cima da palavra inglesa "
bullshit", que significa literalmente "bosta", sendo também uma gíria com sentido de "baboseira", "tolice", "lorota" etc.). [Veja
http://www.seebs.net/c/c_tcn4e.html .]
É inegável que Schildt tem um talento raro de dizer as coisas de modo extremamente conciso e bastante convincente. Isso só o torna mais perigoso.
Eu, portanto, rebato a dica: NÃO LEIAM "The Art of C++". É um "de graça" -- torço para que não seja pirata! -- que pode sair muito caro.