Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 07/08/2011 - 11:34h
Nos dias de hoje existem dois caminhos para um jovem (mesmo de 25 anos, rsrs):
No primeiro, se você deseja conseguir um BOM emprego.
Nesse caso, e por mais inútil que isso possa parecer (???), será importante fazer faculdade, e além disso conseguir todos os certificados possíveis de cursos muito específicos nisso ou naquilo (mas que sejam reconhecidos como "bons").
No segundo caso, se você deseja apenas estabelecer-se como freelancer ou abrir sua própria empresa.
Poderia simplesmente deixar de fazer uma faculdade e em lugar disso fazer esses cursos com qualidade semelhante à do Impacta e aprender, buscar mais, atualizar-se constantemente.
Mas nesse caso eu aconselharia também fazer uns cursos no Sebrae, pois afinal de contas você estaria gerindo seu próprio negócio.
Mesmo quem faz faculdade precisa continuar aprendendo, buscando e se atualizando (na faculdade se aprende a aprender, não é isso?).
Além do que, qualquer conhecimento adquirido formalmente tem natureza finita, restringe-se àquela matéria.
De qualquer forma, cuidado com as faculdades "tendenciosas", que se prendem a um só segmento, a uma só plataforma, como é o caso do Windows.
Ser um "profissional Certificado Microsoft" é muito melhor (tanto significativamente para o mercado de trabalho quanto em termos de conhecimento) que ser "um cara com faculdade" onde somente aprendeu "por alto" as "coisas de Microsoft" e sem a mínima preparação para o real mercado de trabalho, que exige conhecimento também de outras áreas bastante distintas.
Esteja sempre "antenado" com as novidades e as tendências.
Em programação as tendências não são nada confiáveis, e mudam de rumo repentinamente.
Cuidado portanto para não ficar "bitolado" de forma alguma.