interpretar OpenGL [RESOLVIDO]

1. interpretar OpenGL [RESOLVIDO]

Rafael Pereira
rplaurindo

(usa Ubuntu)

Enviado em 03/10/2009 - 19:46h

Galera, to estudando computação gráfica, por isso, preciso de um interpretador e/ou compilador de c/c++. Na verdade eu descobri o g++, o compilador e interpretador via shell, meu dilema é: na faculdade usamos o usamos o dev-c++ no Windows para fazer os programas, no diretório de includes temos que adicionar três bibliotecas a glut.h, a glu.h e a gl.h, como também temos que colocar a glut32 em system32. Eu n sei se preciso fazer isso no linux para interpretar os comandos do OpenGL. Podem me ajudar? Muito obrigado.


  


2. MELHOR RESPOSTA

???
gokernel

(usa Linux Mint)

Enviado em 06/10/2009 - 17:46h


Para rodar o programa no próprio diretorio, em modo X:
./nome_do_programa <enter>

Quanto a IDE:
Procure pela IDE anjuta.

Qualquer coisa, estamos aí, espero T ajudado.

gokernel
gokernel@hotmail.com


3. Use a biblioteca Mesa.

???
gokernel

(usa Linux Mint)

Enviado em 03/10/2009 - 20:57h


No Linux, você precisa da biblioteca Mesa(OpenGL).



4. Re: interpretar OpenGL [RESOLVIDO]

Reginaldo de Matias
saitam

(usa Slackware)

Enviado em 03/10/2009 - 22:21h

segue o link, que explica como compilar programas, que usam a biblioteca OpenGL no Linux

http://www.ceset.unicamp.br/~magic/opengl/compilando-programas.html


5. Re: interpretar OpenGL [RESOLVIDO]

Rafael Pereira
rplaurindo

(usa Ubuntu)

Enviado em 05/10/2009 - 03:12h

Mas qual mesa? Já tem um monte instalado, eu vi no synaptic.
Saitam. Não está funcionando, eu troquei o nome do programa, fiz exatamente o que manda esse tutorial, mas não funciona, será que n tem como rodar apenas dando o comando gcc arquivo.c no shell não?


6. Como compilar.

???
gokernel

(usa Linux Mint)

Enviado em 06/10/2009 - 12:03h

Este é um exemplo retirado da documentação do glut("simple.c").

Lembrando que você pode substituir o glut pelo SDL para JANELAS.

Para compilar:
gcc -o simple simple.c -lglut -lGLU -lGL -lXmu -lXext -lX11 -lm

-----------------------------------------------------------------
#include <GL/glut.h>

void reshape(int w, int h) {
glViewport(0, 0, w, h); /* Establish viewing area to cover entire window. */
glMatrixMode(GL_PROJECTION); /* Start modifying the projection matrix. */
glLoadIdentity(); /* Reset project matrix. */
glOrtho(0, w, 0, h, -1, 1); /* Map abstract coords directly to window coords. */
glScalef(1, -1, 1); /* Invert Y axis so increasing Y goes down. */
glTranslatef(0, -h, 0); /* Shift origin up to upper-left corner. */
}

void display(void) {
glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT);
glBegin(GL_TRIANGLES);
glColor3f(0.0, 0.0, 1.0); /* blue */
glVertex2i(0, 0);
glColor3f(0.0, 1.0, 0.0); /* green */
glVertex2i(200, 200);
glColor3f(1.0, 0.0, 0.0); /* red */
glVertex2i(20, 200);
glEnd();
glFlush(); /* Single buffered, so needs a flush. */
}

int main(int argc, char **argv) {
glutInit(&argc, argv);
glutCreateWindow("single triangle");
glutDisplayFunc(display);
glutReshapeFunc(reshape);
glutMainLoop();
return 0; /* ANSI C requires main to return int. */
}
-----------------------------------------------------------------



7. Re: interpretar OpenGL [RESOLVIDO]

Rafael Pereira
rplaurindo

(usa Ubuntu)

Enviado em 06/10/2009 - 16:01h

Mas depois de compilar como faço pra rodar?
Você n conhece nenhum IDE gráfico como o Dev-c++ n, que já compila e roda pra gnt, só mostrando o resultado?


8. Re: interpretar OpenGL [RESOLVIDO]

Rafael Pereira
rplaurindo

(usa Ubuntu)

Enviado em 16/10/2009 - 14:57h

O Anjuta é bom, só não to conseguindo compilar meus programas com ele. No Windows uso o Dev-C++ na faculdade, eu tenho que colocar os parâmetros -lopengl32 -lglu32 -lglut32 para compilar os programas, se não da erro. Como faço no Anjuta, ele já vem pronto para usar? E também gostaria de saber, se além de compilar ele executa e mostra a saída do programa.


9. Re: interpretar OpenGL [RESOLVIDO]

André
andrezc

(usa Debian)

Enviado em 16/10/2009 - 17:19h

Code::blocks


10. Re: interpretar OpenGL [RESOLVIDO]

Rafael Pereira
rplaurindo

(usa Ubuntu)

Enviado em 17/10/2009 - 02:13h

Han? Code::blocks? Não entendi!


11. Comandos equivalentes

???
gokernel

(usa Linux Mint)

Enviado em 17/10/2009 - 16:12h

analyst.rafael disse:
---------------------------------------------------------------
O Anjuta é bom, só não to conseguindo compilar meus programas com ele. No Windows uso o Dev-C++ na faculdade, eu tenho que colocar os parâmetros -lopengl32 -lglu32 -lglut32 para compilar os programas, se não da erro. Como faço no Anjuta, ele já vem pronto para usar? E também gostaria de saber, se além de compilar ele executa e mostra a saída do programa.
---------------------------------------------------------------

Só te indiquei o anjuta, mas eu não uso.

Comandos equivalentes para linkar:
-----------------------------------
WINDOWS:
-lglut32 -lopengl32 -lglu32

LINUX:
-lglut -lGLU -lGL
-----------------------------------







Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts