paulo1205
(usa Ubuntu)
Enviado em 16/09/2014 - 00:08h
4C75636173 escreveu:
Meu nível de leitura de inglês não é muito bom. Vale a pena eu me aventurar a pegar um livro de c++ em inglês, assim melhorando minha leitura e aprendendo a linguagem, uma vez que os melhores livros de TI estão em inglês?
Quem tem de julgar isso é você mesmo, pois depende de fatores que podem ser, em você, diferentes do que são em mim ou em outra pessoa do fórum.
Só para dar um exemplo: o meu Inglês foi aprendido desde o início (~9 ou 10 anos de idade -- hoje estou prestes a fazer 40) principalmente em livros de Informática. Eu queria aprender a fazer coisas no computador, e a forma era através de livros americanos, de modo que teve de ser como foi. Como eu era novo e tenho razoável facilidade de aprender e apreender idiomas, não foi tão difícil. A gramática veio depois e com facilidade, e mesmo a língua falada não me deu muito trabalho. Hoje sou fluente na língua, apesar de algumas limitações de vocabulário que -- assim entendo -- são naturalmente decorrentes da minha trajetória: como o meu "básico" foi com o jargão de Informática, eu não aprendi coisas básicas para o falante nativo ou o aluno de cursinho, como nomes de comidas, partes do corpo ou peças de roupa.
Assim sendo, considere objetivamente (e não entenda como recriminações nem acusações -- é algo que você vai fazer sozinho, sem prestar contas aqui) os seguintes aspectos:
(1) Você tem facilidade para aprender idiomas?
(2) Você vê a língua como um fim ou como uma ferramenta? (A mesma pergunta se aplica, no fim das contas, à própria linguagem de programação.)
(3) Você tem tempo para dispor para aprender Inglês concomitantemente com C++, ou tem urgência da linguagem de programação e pouco tempo para a linguagem humana?
(4) Você acha que seu nível atual em Inglês é um bom ponto de partida, ou está mais para pedra de tropeço?
(5) Até que ponto você está disposto a sair da "zona de conforto" e vencer a inércia e a preguiça mental? (Suponho que pelo menos um pouco: você quer aprender, de fato, pelo menos a linguagem de programação, certo?)
(6) Você teria alguma tendência a usar a inabilidade com o Inglês como desculpa, caso o projeto de aprender C++ fracassasse?
----------------
Se você realmente sabe C, permita-me fazer também uma indicação de livro: a quarta edição do "The C++ Programming Language", do próprio Bjarne Stroustrup, o criador do C++.