
paulo1205
(usa Ubuntu)
Enviado em 06/01/2020 - 01:08h
Tio_do_Toldo escreveu:
Em todo o código, sob todas funções, argumentos, posso deixar de pular linhas, identar o código?
Antes de responder, uma observação: a grafia correta, em Inglês, é
(to) indent, com um
N após o primeiro
I. Em Português, há quem traduza como “endentar”, mas eu não considero uma boa tradução, especialmente no caso de tipografia e, mais ainda, na formatação de texto voltado a Informática e Programação. Considero que seria mais apropriado falar em termos de “aplicar recuos”.
Num programa em C, espaços e quebras de linha são totalmente opcionais, exceto em casos de diretivas do preprocessador (tais como
#include,
#define,
#if,
#else, [#endif[/i] etc.), pois ele é especificamente orientado a linhas de texto.
Entretanto, além da questão de clareza, já colocada, existem outros motivos para usar espaços e quebras de linhas. Um deles é o fato de que alguns editores de texto podem ter limites quanto ao tamanho máximo de uma linha de texto. Além disso, o uso de espaços dentro da linha pode ser útil, em certos contextos, para facilitar operações de busca, marcação de blocos, (re)formatação de texto a ser exibido na tela ou impresso.
Por fim, alguns sistemas e compiladores, particularmente no mundo UNIX-like e POSIX, e o GCC em particular, costumam entender que uma linha de texto só está completa se existir o caráter indicativo de fim de linha (indicado em C como
'\n') no final dessa linha. Então, se você escrever todo o seu programa numa única linha (ou mesmo em múltiplas linhas), não deve deixar de ter um marcador de fim de linha na última posição do arquivo, ou o compilador (bem como outras ferramentas que lidem com texto) podem reclamar.
... “Principium sapientiae timor Domini, et scientia sanctorum prudentia.” (Proverbia 9:10)