EnzoFerber
(usa FreeBSD)
Enviado em 06/05/2021 - 05:43h
paulo1205 escreveu:
“A” referência de C que eu conheço é a segunda edição do K&R (The C Programming Language, escrito por Brian W. Kernighan e Dennis M. Ritchie (este último é o criador da linguagem C); a tradução brasileira é C, a Linguagem de Programação: padrão ANSI, Editora Campus, ISBN 85-7001-586-0). É um livro antigo, refletindo o primeiro padrão do C, de 1989, mas a verdade é que de lá para cá a linguagem não mudou tanto assim (especialmente se você comparar com outras linguagens, tais como C++ ou Java, que cresceram em complexidade muitas ordens de grandeza, enquanto o C ganhou relativamente poucas novidades evolutivas e quase nenhuma mudança fundamental), de modo que ainda pode ser um livro bem útil.
Uma coisa que mudou um pouco de lá para cá (mas menos do que deveria, na minha opinião) é o uso de int implícito, quando o tipo de um determinado símbolo não é especificado. Mas eu acho que, no livro, K. e R. não cometeram esse pecado muitas vezes.
Você consegue achar a versão em Inglês disponível como PDF, mas eu acho que pode ser pirata, então recomendo que não a use sem verificar se é legal.
EM TEMPO: Eu não tenho esse livro e não posso dizer por experiência própria o quão efetivo ele é para aprendizado da linguagem. Minha indicação dele aqui neste espaço reflete a indicação que dele recebi por profissionais em quem eu geralmente confiava e que costumavam utilizá-lo.
... Então Jesus afirmou de novo: “(...) eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.” (João 10:7-10)
Como orgulhoso possuidor de um exemplar, posso citar algumas razões deste ser o melhor livro sobre C:
1. Kernighan escreve com uma clareza e objetividade fantásticas
2. Ritchie é o criador da linguagem
3. O ritmo é acelerado (você não tem 80 páginas de trivialidades sobre tipos, operadores, etc). O foco é escrever programas úteis o mais rápido possível.
4. Os exercícios.
Só o ponto 4 já faz valer a pena a leitura. Os exercícios são fantásticos e crescem em nível de dificuldade quase exponencialmente - ao final do livro, começa-se a escrever um pedaço de um compilador C... em C.
Eu recomendo demais.
*
Quanto a PDFs, tenho uma política que talvez seja interessante pra quem tá começando:
1. Baixe o livro em PDF
2. Faça um skimming
3. Leia 1 ou 2 capítulos
4. Se gostar, COMPRE o livro.
A quantidade de livros na área de programação é muito grande, e normalmente são livros caros (como o C - Completo e Total). Entretanto, 90% não passam de desperdício de papel e tinta, repetindo o que já foi dito em outros lugares ou pior, distorcendo o que foi dito e espalhando erros. Então, pra não desperdiçar dinheiro e não dar capital e reconhecimento pra autores fajutos, sempre procuro os PDFs e leio um pouco. Se vale a pena, compro o livro.
Enzo Ferber
[]'s
$ indent -kr -i8 src.c
"(...)all right-thinking people know that (a) K&R are _right_ and (b) K&R are right."
- linux/Documentation/CodingStyle - TORVALDS, Linus.