paulo1205
(usa Ubuntu)
Enviado em 26/04/2015 - 00:31h
GnomoVerde escreveu:
É possivel usar o QT com C puro ou é necessario usar o C++??
Se você quiser código nativo, tem de usar com C++.
Se não quiser código nativo, pode fazer seu programa em QML (Qt Modeling Language), que, mesmo sendo interpretada, dizem que é bem rápida. Há quem defenda essa forma de trabalhar, sobretudo quando se tem em vista usar o mesmo programa em dispositivos móveis com suporte a Qt5 (esse é o caminho que está sendo adotado pelo Ubuntu, por exemplo). Pode também usar (com diferentes graus de limitação) outras linguagens interpretadas, como Python ou Rubi.
Em todo caso, C não é uma opção quando se lida com Qt.
Se você me permitir um pouco de juízo de valor e opinião pessoal, peço que considere o que vou dizer. Tanto o GTK/GObject quanto o Qt são
frameworks modelados segundo o paradigma de orientação a objetos. Curiosamente, o GTK escolheu implementar seu modelo com uma linguagem que não oferece recursos nativos de OO, e boa parte do esforço despendido no desenvolvimento da própria biblioteca e na curva de aprendizado de quem vai usá-la é justamente criar mecanismos sintáticos auxiliares (por meio sobretudo de macros) para conseguir implementar OO em C. Qt, por outro lado, fez uma escolha que me parece mais sensata: implementar um modelo OO com uma linguagem que suporta nativamente OO e oferecer esse modelo com essa linguagem.
Admito que a consideração acima, ainda que correta de modo geral, está expressa de modo muito simplificado. Há preços a pagar em qualquer escolha que se faça e, em função disso, geralmente vale a máxima de que “ganha-se aqui, perde-se ali”.