removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 03/02/2015 - 17:32h
Boa tarde!
Eu sou estagiário em uma empresa onde a TI é consideravelmente negligenciada. A postura adota é de um TI reativa, ou seja, aquela que apaga o fogo, em vez de ser aquela que trabalha em cima da prevenção de situações problemáticas.
A maneira como as impressoras são organizadas é, simplesmente, uma bagunça. Eu gostaria de uma sugestão de vocês sobre como organizar o servidor de impressão. Eu andei dando uma pesquisada aqui e os artigos que eu achei são bem antigos :\
Eu gostaria de saber se tem como eu fazer da seguinte maneira: eu instalado todas as impressoras no servidor e cada terminal acessa ela, logicamente, através do servidor. Atualmente há algumas impressoras instaladas nos terminais (e o acesso a ela compartilhada) e algumas outras estão instaladas no servidor. Até há algumas que são instaladas no servidor, adicionada em um terminal e compartilhada para os outros terminais adicionarem ela hahahaha
Eu gostaria de saber se essa maneira que eu venha idealizando é possível. Se sim, de uma maneira geral, qual é o padrão? Instalo a impressora no CUPS, compartilho ela através do Samba e aí é possível adiciona-las nos terminais com Windows? Neste caso, aí eu teria que usar dois drivers, certo? Um para Linux (Cups) instalado no servidor e o outro para Windows, instalado diretamente no terminal do usuário, né?
Eu não quero que me respondam com os códigos necessários para fazer isso (apesar de que seria muito bom hahaha) mas sim que me falassem se o meu esquema proposto é possível.
Caso não seja viável ou haja outra maneira de organizar o servidor de impressão, poderiam sugerir? Desde já, agradeço!