
hrcerq
(usa Outra)
Enviado em 11/08/2018 - 13:17h
Bom dia.
Receio que você esteja confundindo as configurações de posse com configurações de permissão. Todo arquivo ou diretório é possuído por um usuário e um grupo. Porém isso não significa que somente o dono ou grupo do arquivo ou diretório pode ter permissões de acesso a ele. Para isto existem as configurações de permissão, que definem o que o dono, o grupo e outros usários (que não sejam nem o dono nem membros do grupo) podem fazer (leitura, escrita e execução).
O comando chown, que você usou, define o dono e o grupo do arquivo/diretório. Porém o comando chmod é que é usado para definir as permissões. Portanto você deve decidir primeiro quem serão o dono e o grupo dos arquivos, e em seguida definir (com chmod) o que poderá ser feito com esses arquivos pelo dono, pelo grupo e por outros usuários. Por padrão, somente o dono e o grupo podem adicionar arquivos a um diretório (ou removê-los), ou alterar o conteúdo de um arquivo.
Se você quiser que outros usuários também possam fazê-lo, deverá adicionar a permissão de escrita a outros usuários, o que pode ser feito com o comando:
chmod o+w <nome do arquivo ou diretório>
Se não quiser que qualquer usuário possa fazer modificações, mas quiser que um grupo específico de usuários possa fazê-lo, então deve definir um grupo de usuários, e com o comando chown definir este grupo como sendo o grupo do arquivo ou diretório. E então adicionar a este grupo os usuários que poderão fazer a modificação.
Para mais informações sobre chmod e chown, aconselho ler as suas man pages:
man chmod
man chown
---
Atenciosamente,
Hugo Cerqueira