luiispinheiro
(usa CentOS)
Enviado em 11/12/2011 - 18:57h
Olá pessoal, tudo bem?
Hoje cedo me deparei com um problemão em meu servidor web centOS. O sistema estava funcionando a todo vapor quando de repente: TUFF!! Espaço em disco insuficiente! -Isso segundo o php que estava rodando no momento. Frente a isso nem me lembrei do que podia ser. Porém, após reiniciar o servidor (que não mais iniciou) e entrar no modo de recuperação (justamente por nao ter mais iniciado), me lembrei que a algum tempo havia criado um arquivo de LOG do mysql para solucionar um problema, e esse log registrava todas as querys do sistema. Como devo ter ai, umas 30 mil querys por segundo, é muito fácil tornar esse arquivo gigante. Infelizmente não cancelei o log após resolver o problema.
Montei a partição em uma pasta (via modo de recuperação) e apaguei o arquivo. Problema do espaço em disco resolvido!
Porém nada do sistema voltar ao normal após reiniciá-lo. Reiniciá-lo bem entre aspas, porque ele não inicia mais.
Executei o comando fdisk -l e recebi a resposta listando meus dispositivos SCSI (disco: sda / dispositivos: sda1,sda2,sda3 | disco: sdb / dispotivo: sdb1,sdb2,sdb3)
Como meu servidor roda com RAID1, percebi que as partições md0 e md1 não foram listadas. Então, ainda em modo de recuperação, rodei:
mdadm --assemble --run /dev/md0
mdadm --assemble --run /dev/md1
Pronto! Agora as partições eram listadas. Rodei um fsck -n /dev/md0 e obtive um "clean", tudo bunitinho. O mesmo para md1. Pensando assim, achei que tudo ia funcionar, sai do modo de recuperação e iniciei normalmente. ADIVINHA!!!! Sem sucesso ¬¬
Agora não sei mais o que fazer. Consigo montar as partições normalmente, aceder aos arquivos, fiz o backup da base de dados que é o meu maior valor, mas infelizmente não é viável um backup completo devido ao tamanho da aplicação. Ficaria MUITO tempo fazendo isso, e eu só poderia baixar via SFTP, eliminando a possibilidade de escravizar outro servidor.
Gostaria de saber se alguém tem uma idéia do que pode ter ocorrido. E também se alguém já passou por isso e tem um procedimento para que as partições voltem a ser carregadas normalmente e o sistema volte a iniciar normalmente.
Nota: não sei se ajuda, mas após rieniciar as partições md0e md1 voltaram a não serem listadas (em modo de recuperação). Spo são listadas após os comandos de mdadm que eu já listei aqui anteriormente.