jarlisson
(usa Fedora)
Enviado em 09/07/2012 - 01:28h
Pois é macgbr, não da pra generalizar, senão vamos ficar sempre no 'varias empresas fazem isso', 'varios empregos aquilo' e 'varios conhecidos conseguiram sem nenhum ou outro'.
Existem vários ícones em computação e software livre que não concluíram a faculdade ou sequer começaram, mas são a extrema minoria.
Há quem fez faculdade e são geniais, e há quem são incompetentes.
Há quem fez cursos e são geniais, e há quem são incompetentes.
A diferença é o geralzão.
No geral, ter uma faculdade vai ajudar a te colocar no mercado.
No geral, ter certificados é bom.
No geral, se apoiar no certificado não é uma boa ideia.
Lembrando que há algumas profissões que exigem, por lei, faculdade ou coisas específicas, como na Engenharia, principalmente falando em concursos públicos.
Eu só discordo de você na parte da comparação entre pessoas que cursaram faculdade e os dos cursos. Não que você esteja errado, mas sim por ter comparado.
Não acho que estes ou aqueles ganhem mais, no geral, por conta do lugar que estudaram. O lugar, geralmente, só ajuda a entrar no mercado e onde no mercado. Depois é só sua competência.
Baseado na minha experiência e opinião, a sua competência depende uns 5% do lugar que você estudou e 95% o tempo que você ficou com a bunda na cadeira estudando.
Quem faz/fez faculdade, até mesmo as consideradas centro de excelência, sabe.
Então, respondendo ao tópico: se tiver grana e tempo, tente o certificado e aproveite ele o máximo, só não pare de estudar depois nem dependa dele.
Se quiser mesmo ganhar bem, estude sempre que puder, pro resto da vida. Em TI é assim.
Sobre a faixa salarial e "adm de redes linux", especifique mais o tipo de emprego (público, privado, tipos de empresa etc) e diga a região que você mora, podemos dizer quanto GERALZÃO ganha, ao sair de cursos e faculdades direto pra esses empregos.
Digo GERALZÂO, porque há quem administre de graça(tem muita gente apaixonada, nessa área *unix) e há quem ganhe 10, 12 mil...