luiz_cardia
(usa CentOS)
Enviado em 27/04/2016 - 22:47h
Senhores,
Gostaria de tirar algumas dúvidas com relação a criação de um cluster Ativo/Passivo (somente 2 Nós) para aplicação web rodando no Apache.
Tenho lido alguns artigos muito bons sobre Pacemaker, Corosync e DRBD, mas sempre sobra aquelas dúvidas bobas que podem fazer grande diferença no entendimento e na execução do procedimento.
As minhas quatro maiores dúvidas sobre o assunto são:
1) No cenário de um cluster simples com dois Nós, preciso levantar a mesma aplicação nos dois servidores?
Neste caso é o sistema de chamado OsTicket, que é uma aplicação web que estou bastante familiarizado. Ele é escrito em PHP e necessita de um banco MySQL/MariaDB local ou remoto (no meu cenário o banco ficará remoto, num terceiro servidor).
2) A localização do banco de dados sendo remoto pode dificultar a criação do cluster?
3) É recomendado levantar a aplicação antes ou depois da configuração do cluster?
Essa dúvida surgiu na minha primeira tentativa de levantar o cluster antes de instalar a aplicação. Percebi que não poderia usar mais o restart do Systemctl do CentOS no Apache. Sempre que eu usava parecia que o cluster se perdia, tendo que reiniciar os servidores para voltar com eles Online.
4) Num cenário sem o DRBD, se houver modificações nos arquivos da aplicação do Nó ativo, a alteração também será feita no Nó passivo?
No tutorial com o DRBD, é indicado o uso de uma partição exclusiva para a replicação dos dados da aplicação. Em outros tutoriais o DRBD não é usado e a replicação não é nem mencionada.
Por enquanto é isso. Se surgir mais alguma outra grande dúvida eu posto.
Att.,