Executar o comando mount.cifs... ao inicializar a maquina [RESOLVIDO]

1. Executar o comando mount.cifs... ao inicializar a maquina [RESOLVIDO]

Bruno Borlini Duarte
brunoborlini

(usa Debian)

Enviado em 18/06/2014 - 09:54h

Bom dia pessoal,

Comecei a trabalhar com linux recentemente(no meu emprego anterior eu so trabalhava desenvolvendo em Java) e ainda estou aprendendo (e passando perrengue) e espero que alguém aqui possa me ajudar

meu problema é:
estou utilizando o comando mount.cifs -o rw,file_mode=0777,dir_mode=0777 192.168.1.22:/Imagens /mnt/cerberus/Imagens para montar na /mnt/cerberus/imagens o acesso a um storage(NAS) que esta em 192.168.1.22

o problema é que toda vez que eu reinicio as máquinas (ou falta luz, o que é bem frequente...) eu tenho que ficar montando denovo o acesso ao storage e são várias pastas que preciso ficar montando em vários computadores...o que acaba sendo um re-trabalho gigante.

gostaria de saber como posso fazer para que o comando possa ser executado durante a inicialização e assim monte as pastas que estão no storage sendo que ao executar esse comando que coloquei acima o SO pede a senha de root para realizar a montagem. Então o que eu acho que eu preciso é um script que execute os comandos de montagem das pastas e entre com a senha de root também para que a montagem seja executada, mas não sei se esse tipo de coisa pode ser feita (até porque ter um script que possui a senha do root escrita dentro dele é algo meio inseguro nao é)


Obrigado pela atenção
Bruno Borlini


  


2. Re: Executar o comando mount.cifs... ao inicializar a maquina [RESOLVIDO]

Esli Silva
eslih

(usa Debian)

Enviado em 20/06/2014 - 12:35h

Olá,
Você pode cadastrar esta montagem no arquivo /etc/fstab.
Nele conta tudo que será montado no boot do sistema (dando um cat /etc/mtab será mostrado tudo que está montado atualmente no sistema).
Adicione uma linha no final do /etc/fstab e insira estes dados (há uma leve alteração em relação a este comando que você coloca, mas nada muito estranho...).
Por exemplo:
//192.168.1.22:/Imagens /mnt/cerberus/imagens cifs defaults

O fstab possui diversos parametros na montagem, daí você tem que analisar quais usar e quais são uteis para você, por exemplo colocar uma virgula no defaults (ou até remove-lo) e colocar outras definições:
default,noexec,noauto,(até mesmo forçar a permissão de como vai montar o seu storage: file_mode=0640,dir_mode=0750), entre outros...


3. Re: Executar o comando mount.cifs... ao inicializar a maquina [RESOLVIDO]

Luciano Padilha
lucianopadilha

(usa Debian)

Enviado em 13/01/2015 - 23:37h


Olá amigo.
Depois de muito tempo que sua pergunta está aí, sem uma resposta definitiva, segue a dica:
1- Importantíssimo: execute todas as configurações do tutorial usando a conta de root;
2- Veja o tutorial e faça exatamente como ele indica:
http://midactstech.blogspot.com.br/2013/09/how-to-mount-windows-cifs-share-on_18.html
3 - Dê permissões 777 ao arquivo fstab e ao cifspasswd;
4 - Após feitas as configurações, reinicie o sistema e teste com o usuário root. Irá manter o mapeamento de rede funcionando.
5 - Faça login com a conta de usuário que você deseja que use o mapeamento. Também estará funcionando sem a necessidade de executar mount -a após logar.
Espero ter ajudado.
Abraços.









Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts