Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 02/11/2013 - 21:09h
Tudo vale a pena - ou não - mediante planejamento inteligente, seguido
imediatamente da prática necessária.
Um bom empreendedor saberá vender cubinhos de gelo no polo norte, enquanto outras pessoas acham que isso seria "impossível".
Há pessoas que têm produtos ou serviços que seriam altamente rentáveis em outras mãos, mas não conseguem ganhar dinheiro com eles nem que ronque trovoada...
A questão é encontrar um diferencial, determinar um nicho de mercado e
trabalhar sobre ele.
Houve uma época em que estava na moda exportar trevos de 4 folhas liofilizados, com o tamanho exato de 1 polegada, a US$ 1.00 por unidade e isso era na ocasião um negócio bem lucrativo, pois a nossa moeda estava bastante desvalorizada.
Mesmo com essa chatice nacional de ter de fechar câmbio, bla bla bla e todo o processo de exportação (que há tempos atrás não era tão simples quanto hoje), valeu a pena durante algum tempo.
Da mesma forma, muita coisa que parece ser "de graça" na verdade não o é.
Sempre tem alguém pagando por produtos ou serviços dessa natureza.
Google, Canonical e outras empresas que oferecem produtos ou serviços gratuitos, no entanto não vivem "de brisa": Elas têm suas próprias maneiras de encontrar sua sustentabilidade.
Então o foco deve estar na
sustentabilidade, já que "saco vazio não se põe de pé"...
Resumo: Dá para ganhar dinheiro com Software Livre, sim.
Apenas tem de ver como é que tal empreendimento poderá sustentar a si próprio, sem a necessidade de "caridade" alheia para fazer patrocínios, doações, etc.