Por que não canalizar melhor o desenvolvimento?

1. Por que não canalizar melhor o desenvolvimento?

Rogerio J. Gentil
rogerio_gentil

(usa Ubuntu)

Enviado em 31/03/2011 - 12:22h

Olá.
Olhando novamente o imenso número de distribuições existentes, reflito:

"Por que desenvolvedores de distribuições menores e menos conhecidas (com pouca força de mercado) não trabalham no desenvolvimento de aplicações melhores para distribuições já renomadas?"

Cada vez que leio um artigo sobre distribuições GNU/Linux, descubro novas distros que se arrastam no seu desenvolvimento, com pouca novidade e quase sempre baseada em uma distro afamada.

Não seria melhor se estes desenvolvedores canalizassem seu tempo de desenvolvimento contribuindo com melhorias ou em novas aplicações para distribuições afamadas (e estáveis) como Ubuntu, Fedora, openSUSE, Gentoo, CentOS, Red Hat, SUSE, Debian, Mint, Arch, Mandriva, Slackware e cia.? Acredito que teríamos uma gama muito maior de opções de aplicativos para desktops e servidores e melhorias satisfatórias em relação a alguns softwares proprietários.


  


2. Re: Por que não canalizar melhor o desenvolvimento?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 31/03/2011 - 12:32h

veja: http://va.mu/BQL


3. Re: Por que não canalizar melhor o desenvolvimento?

Rogerio J. Gentil
rogerio_gentil

(usa Ubuntu)

Enviado em 31/03/2011 - 15:07h

Bons links acvsilva.

Este é o ponto básico sobre o qual mencionei. Remasterizar um distro para uso próprio, privado ou educacional... tudo bem! Mas por que não contribuir com algo que realmente precise de contribuição? Principalmente softwares específicos das áreas de Exatas e Biológicas?



4. Re: Por que não canalizar melhor o desenvolvimento?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 31/03/2011 - 15:26h

Eu tinha lido os links que o AC passou no outro tópico.

Acho que às vezes a remasterização é necessária.

Vejam o meu caso. Aqui na minha escola, instalamos o Ubuntu em quase 500 laptops. Por causa disso criei uma remasterização e a nomeei carinhosamente como UbuntUCA (Ubuntu + UCA).

Acho que o meu Ubuntuca já nasceu com muito mais usuários do que muitas distros por aí huahuhauhauahuahuahauh.

E a minha ideia é estudar melhor as necessidades da minha escola, os recursos dos laptops, e já começar a trabalhar na versão 2 do Ubuntuca para o ano que vem.

Abraço


5. Re: Por que não canalizar melhor o desenvolvimento?

fabricio erdmann
fabricio.er

(usa Debian)

Enviado em 02/04/2011 - 18:40h

acho que muitas dessas "distros" nascem como remasterizações mas o criadores acabam querendo adquirir fama e acabam transformando uma remasterização que poderia ser útil para alguns(como pode ser o caso do ubuntUCA) em uma distro inútil, mas também pode acontecer de uma remasterização crescer a ponto de se tornar uma distro


6. Re: Por que não canalizar melhor o desenvolvimento?

Joao
stack_of

(usa Slackware)

Enviado em 02/04/2011 - 19:31h

Esse tipo de discussão é nonsense.
Software de código aberto, licenciado sob GPL e similares podem ser modificados, melhorados e distribuidos.
A existência de múltiplas distribuições é exatamente o exercício dessa liberdade. Por exemplo, trabalho em uma Universidade que tem sua própria distribuição Linux para uso interno, que substitui gradualmente máquinas Windows.
Não me venham com ponderações, esa história de canalizar esforços para melhorar aplicativos. Trata-se de coisas com propósitos absolutamente distintos: sistema operacional não é o mesmo que aplicativos de espaço do usuário.




7. Re: Por que não canalizar melhor o desenvolvimento?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 02/04/2011 - 19:52h

eu queria ajudar no slackware

mas provavelmente eu não irei fazer diferença nenhuma, ai eu crio +1 distribuição para ter conhecimento

o unico linux que eu gosto é do slackware e redhat/centos

mas o redhat/centos eu não sei como posso ser util

mas com os slackware, a 1º coisa que iria fazer é colocar opção para resolver dependencias no pkgtool e criar um ports

logico, isso é coisa que o usuário terá que instalar, algo como

ap/slackports-1.0-noarch-1.txz

mai tenho certeza que isso é piada para o pessoal do slackware, pelo simples fato do slackware ter fama por não ter essas coisas e tornar tudo complicado

eu posso até tornar isso possivel, mas para isso preciso de um host ftp, uma boa internet e muuuitos pacotes atualizados

isso custa dinheiro, trabalho, tempo, processamento e muita dedicação para manter tudo atualizado, e para manter atualizado custa tempo, trabalho etc.

====================

talvez seja por isso que muitos preferem criar uma nova distribuição


8. Re: Por que não canalizar melhor o desenvolvimento?

Rogerio J. Gentil
rogerio_gentil

(usa Ubuntu)

Enviado em 02/04/2011 - 21:17h

Concordo com o @Gedimar e com @stack_of: remasterizações são necessários para usos pontuais. Não temos o nLite para modificar o Windows (adicionando e removendo aplicativos, drivers e configurações)?

A discussão que levantei se trata de termos distros que querem ser famosas as custas de outras e o desperdício de certos desenvolvedores (que em alguns casos posso chamar de modificadores) em tentar criar um nova modificação de uma certa distro quando poderiam contribuir com a comunidade de um software já existente. Também acho que não se trata de uma distro modificada ser inútil ou não. Boa parte delas foi modificada por algum propósito.

@douglasfim: quem não manja desenvolver, pode contribuir com a tradução, testes e feedback das releases da distro e o que você disse está correto. Muitos criam uma nova distro por que o time de desenvolvimento da distro oficial não aderiu a "aquela" ideia.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts