blogosferalinux
(usa Big Linux)
Enviado em 25/02/2009 - 13:51h
Estamos acostumados a idéia de que o dinheiro gira o mundo, e que sem ele, nada essencial e de valor é construído. Mas será que isso está certo?
Será que as pessoas ao falarem "Linux é uma porcaria, tanto é que é de graça", não estariam esquecendo de sua filosofia? O que acontece é que as pessoas as vezes não tem a criticidade de olhar o que se tem por trás daquela idéia. Essa análise é feita bastante no campo de História.
E pode ter certeza, que o Linux já deixou suas marcas nela.
E quanto a filosofia? Pois bem, o Linux é um sistema que compartilha o direito de conhecimento, pois ao colocar as liberdades como "Modificar e estudar livremente o sistema", abre possibilidades para que cada um aprenda mais. O saber não é uma história capitalista.
Se tudo que fizermos for feito visando lucro, nós nunca mais seremos humanos, pois onde há obsessão por eles, há destruição, exploração e outras coisas terríveis. Obter lucros não é coisa ruim, mas demasiadamente é, veja a Microsoft: Ações, brigas, discórdias, espionagens e muito mais.
O próprio criador do Linux ressalta que tem uma vida boa e não precisa de muito dinheiro. E porque será que o Brasil tem se tornado um polo do Software Livre?
Será que filosoficamente, não é por essa idéia do nosso povo, muitas vezes sofrido, de conseguir viver com menos e fazendo o bem? Quantas pessoas estão sendo ajudadas quando um governo deixa de gastar em licenças de sistemas como Windows e podem investir em saúde?
Quantas pessoas estão passando fome, morrendo, enquanto governos compram "O mais recente lançamento Windows"? Quantas estão sofrendo, sem ser vistas por olhos humanos enquanto Bill Gates tem seus 58 bilhões e mais um pouco?
Acho que esses conceitos e idéias, servem para filosofia e para melhorar a idéia que temos do Linux e o cotidiano de nossa vida!
Por Lucas Henrique Lima Verde
http://blogosferalinux.blogspot.com