ednilton_so
(usa KUbuntu)
Enviado em 23/09/2009 - 23:35h
Olá,
As coisas mais importantes pra mim são:
1. Segurança.
2. Nas distribuições mais importantes você encontra estabilidade, eficiência, rapidez e praticidade.
Por exemplo, eu rodo uns cálculos de Física Computacional e o "bash", junto com o "ssh" e o "nohup" me dão
a possibilidade de, a partir do meu laptop, rodar estas contas, que duram até semanas, numa "workstation" que fica na Universidade, isso sem necessitar estar conectado.
3. Falando no "bash", o terminal é uma ferramenta sem igual. Você pode argumentar que existe também no Mac. No entanto, a maioria das distribuições do Linux são grátis e livres.
4. Falando em distribuições, a maioria delas é muito customizável. Alterando as configurações você deixa o sistema com a sua cara e ainda aprende muito com isso.
5. Compiz, eu simplesmente adoro os efeitos do Compiz. rsrsrssr
Mas tem coisas que o Windows tem que o Linux não tem:
1. Vírus.
2. Atualizações automáticas que nunca param de baixar, é do sistema, do antivírus etc.
3. Sistema lento por causa dos milhões de processos no fundo que não param de rodar. Quando eu usava o Windows, não só o antivírus tinha que ficar rodando, como o outros programas tinha que ficar sempre ligados, como o Nero, por exemplo.
4. Sendo realista, existem algumas vantagens, principalmente por causa de alguns aplicativos que não têm para o Linux, ou que rodam em baixa qualidade no Wine, e pelo difícil tarefa que é suportar esse monte da hardware de empresas que não dão a mínima para nós. Mas isso não é culpa do Linux, e nós podemos mudar isso comprando apenas hardware que temos certeza que é suportado.
Bem, pesando na balança, eu prefiro muito mais o Linux, tanto que sou um usuário 100 % dele. O Linux está crescendo muito rapidamente. Espero que daqui há algum tempo, a maioria dos problemas sejam superados e que continue inovando com sempre foi.
Abraços.