usuário final e terminal

1. usuário final e terminal

Jose Renan
JoseRenan

(usa Ubuntu)

Enviado em 07/05/2010 - 20:59h

olá pessoal quero saber suas opiniões sobre a seguinte frase:
Uma distro GNU/Linux se tornará tão fácil de usar quanto o window$ quando tudo o que se for fazer se tornar independente do Terminal.


  


2. Re: usuário final e terminal

Ricardo Libanio
riesdra

(usa Debian)

Enviado em 07/05/2010 - 21:15h

eu discordo desta frase em termos, pois tem certas coisas que dá um certo trabalho para acertar no linux, mas me diga uma coisa sobre a instalação de novos programas no windows, e agora analise linux, apt-get, apitutde, yum, synaptic e tantos outros, ai vem me dizer que no windows ainda é mais fácil instalar novos programas.

mas tem coisas que ainda é um tiro no pé, webcam, 3G, wireless, e outras mais, mas nada que uma procura na net e um pouco de esforço não resolva.



3. Re: usuário final e terminal

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 07/05/2010 - 21:19h

Acredito que o Ubuntu esteja caminhando nessa direção. Do jeito que usuários de rwins gostam.
Mas não acho que a idéia seja apenas de cativar novos usuários, é realmente um desafio.
Mas, por mais que muitas distribuições caminhem para a interface gráfica, o terminal e os comandos que sempre gostamos de aplicar, estarão sempre lá, em Aplicativos>Acessórios>TERMINAL. :D


4. Re: usuário final e terminal

Jose Renan
JoseRenan

(usa Ubuntu)

Enviado em 07/05/2010 - 21:25h

em relação a instalação de programas, o linux apresenta vantagem, o programa ser baixado e instalado via terminal sem problema e isso é uma característica que ficou inerente ao SO, o problema como foi dito é em relação aos Hardwares, apesar do Linux apresentar boa compatibilidade, sempre há aquele dispositivo em que não há isso. A solução como vc disse é pesquisar, executar, testar, esperar, comandar...


5. Re: usuário final e terminal

Ricardo Libanio
riesdra

(usa Debian)

Enviado em 07/05/2010 - 21:33h

mas a questão do hardware não podemos simplesmente culpar o linux, pois estas empresas é que não liberam drivers para linux, quando liberam ainda não são grandes coisas e muita menos passam as especificações para que outros o façam, por medo da concorrência.

e muito do que temos hoje é feito através de engenharia reversa, imagine o trabalho que dá para fazer algo funcionar, e nós achamos ruim ter que correr atras de informações, para fazer um certo hardware funcionar.




6. Re: usuário final e terminal

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 07/05/2010 - 22:04h

eu concordo pq é questão de tempo, acho. quando o linux não precisar do terminal, já vai estar funfando tudo.
e não vai ficar fácil como win, vai ficar mais fácil, pq win vc tem que procurar drivers e programas, e linux, não precisará, ele virá com tudo instalado e o que precisará instalar, tem os instaladores gráficos de pacotes... win não tem.
win cade leitor de PDF, acdê gravador de cd, compressor, suite de escritório, não tem nada, tem que instalar tudo e quase tudo pago!


7. Re: usuário final e terminal

Jose Renan
JoseRenan

(usa Ubuntu)

Enviado em 07/05/2010 - 22:19h

riesdra, estou ciente dessa situação. E como foi dito acima isso é uma questão de tempo.


8. Re: usuário final e terminal

Ednilton Santos de Oliveira
ednilton_so

(usa KUbuntu)

Enviado em 07/05/2010 - 22:48h

Olá,

Todos sabemos que uma das grandes vantagens do Linux é poder fazer várias coisas de várias formas. Usuários avançados sempre farão as coisas do jeito que acham mais prático, não da forma que é mais fácil. Já usuários finais procuram fazer as coisas da forma mais fácil e acabam realmente tendo aversão ao terminal.

Quanto ao Windows, ele não é fácil. A questão é que as todas as coisas feitas nele são feitas praticamente da mesma forma, ou seja, não tem uma variação. Pra instalar um programa é dois cliques, avançar³ e pronto. Isso é considerado fácil quando o usuário sabe onde está o executável ou a execução automática já abre pra ele a janela de instalação. Quando se muda algo, ele já não sabe mais fazer. Tiro isso pela minha irmã. Ela sabia instalar o Office pelo CD. Comprou um netbook e passou quase um mês usando o velho desktop dando pau porque a versão trial do Office que veip no netbook expirou e ela não sabia como instalar o Office sem CD. Pra mim parece obvio que era só copiar os arquivos do CD para um pendriver e executar o "setup.exe", mas isso nem passou pela cabeça dela.

Outro exemplo foi o problema em que o McAfee deletou um arquivo de configuração importante do Windows:
http://www.vivaolinux.com.br/topico/Linux-X-Windows/Antivirus-deleta-arquivo-importante-e-causa-pane...

A solução era nada trivial. Os usuários não avançados do Windows (redundante) tinham que formatar o PC e os que não sabiam tinham que levar para o tecnicú (técnico de informática que diz que sabe consertar sistemas) formatar.

A questão é que esses problemas que exigem soluções de nível intermediário e avançado são muito mais comuns no Linux devido ao fato dos fabricantes de equipamentos serem vendidos à (dão o c* pra) Micro$oft. Isto não é culpa do Linux, como os amigos de cima comentaram. Além disso, como o amigo acima disse, o que é mais fácil do que instalar o SO no seu equipamento e não precisar configurar mais nada? Isto acontece com o Linux desde que você compre o equipamento correto, somado ao fato de ter ainda vários aplicativos úteis numa instalação limpa. Temos que dizer ainda que o que é fácil e difícil é muito relativo e o que tem de gente burra por aí não é brincadeira.

Eu acho que o Linux deve continuar como está (talvez não tão xiita assim). O que tem que mudar é o comportamento das pessoas, não só com relação à informática, mas em geral. É difícil de isso acontecer, mas dane-se, eu sou feliz com o melhor SO do Mundo. Faz tudo o que eu quero e preciso, não da maneira que eu quero, mas da forma que é melhor. Quanto menos usuários de Linux pra mim é melhor! Huahuahua (Apesar de não ser o melhor pra sociedade.)

Abraços.


9. Talvez!

FHCS (P1R4T3)
L!N5X

(usa Debian)

Enviado em 07/05/2010 - 23:54h

Se grandes potências desenvolvedora de hardware disponibilizasse suas documentações, instalações fosse do M$, usabilidade mais melhorada...Quem sabe um dia!

O que custa desenvolver um "executável" para instalar um driver ao invés de digitar vários comandos, pequenas empresas empresas instalarem o linux para suas secretárias, escolas, centros de treinamento oferecesse como opção uma extensão ao curso básico de informática o linux, com isso mais pessoas iria usar o sistema difundindo mais e mais e apartir daí surgiria a necessidade e a vontade de se usar o linux.

???????

Talvez ficasse mais fácil...Quem ai nunca usou o DOS quando não existia interface gráfica no windows e nunca reclamaram. TUDO É QUESTÃO DE ADAPTAÇÃO!!!


10. Re: usuário final e terminal

Jose Renan
JoseRenan

(usa Ubuntu)

Enviado em 08/05/2010 - 12:37h

pois é meus caros...


11. Re: usuário final e terminal

Artur Gaspar
Miojo

(usa Fedora)

Enviado em 16/05/2010 - 18:49h

Mas eu nunca usei terminal para instalar, configurar etc.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts