Pebis
(usa Debian)
Enviado em 14/12/2019 - 14:48h
www.debian.org
É tudo livre?
Você deve estar pensando: porque as pessoas gastam tantas horas de seu tempo para escrever software, empacotá-lo cuidadosamente e então dá-lo? As respostas são tão variadas quanto as pessoas que contribuem. Algumas pessoas o fazem porque gostam de ajudar outras pessoas. Muitos escrevem programas para aprender mais sobre computadores. Mais e mais pessoas estão procurando maneiras de evitar o preço inflado do software. Uma grande multidão contribui como agradecimento por todo o bom software livre que receberam dos outros. Muitos na universidade criam softwares para fazer com que os resultados de suas pesquisas tenham um maior e melhor uso. Empresas ajudam a manter o software livre para que possam ter uma palavra em como ele se desenvolve -- não há maneira mais rápida de conseguir uma característica do que desenvolvê-la você mesmo! Claro que vários de nós apenas acha isso muito legal!
O Debian é tão compromissado com o software livre que decidimos que seria útil que esse compromisso fosse formalizado em um documento escrito. Assim, nosso Contrato Social nasceu.
Apesar do Debian acreditar no software livre, há casos em que as pessoas querem ou precisam colocar software não-livre em suas máquinas. Sempre que possível, o Debian dará suporte a esses usuários. Há até mesmo um número crescente de pacotes cujo único trabalho é instalar software não-livre em sistemas Debian.
Você diz livre, mas os CDs e a banda de rede custam dinheiro!
Você pode estar perguntando: Se o software é livre (free, em inglês, também significa 'grátis') então por que eu tenho que pagar a um vendedor por um CD ou a um servidor de Internet pela conexão para fazer o download do mesmo?
Quando você compra um CD, está pagando pelo tempo de alguém, pelo investimento para criar os discos e pelo risco (no caso de todos os CDs não serem vendidos). Em outras palavras, você está pagando por uma mídia física usada para entregar o software, não pelo software em si.
Quando usamos a palavra "free", estamos nos referindo a liberdade de software, não a custo zero. Você pode ler mais sobre o que consideramos "software livre" e o que a Free Software Foundation diz sobre o assunto.
A maioria dos softwares custa mais de 100 dólares americanos. Como vocês podem dá-lo assim?
Uma pergunta melhor é: Como as empresas de software podem cobrar tanto assim? Desenvolver software não é como fazer um carro. Uma vez feita uma cópia do seu software, os custos de produção para se fazer um milhão de cópias a mais são muito pequenos (essa é uma razão para a Microsoft ter bilhões de dólares no banco).
Olhe de outro modo: se você tivesse um suprimento infinito de areia no seu quintal você iria querer dar essa areia. Mesmo assim, seria
[*****] pagar para um caminhão levá-la para outras pessoas. Você faria com que as outras pessoas viessem buscar sua areia eles mesmos (o que seria equivalente a comprar um CD). Isso é exatamente o que o Debian faz e essa é a razão dos CDs/DVDs serem tão baratos (por volta de 12 dólares por 4 DVDs).
O Debian não ganha dinheiro vendendo CDs. Mesmo assim, é necessário dinheiro para pagar despesas como registro de domínio e hardware. Assim, pedimos que você compre seus CDs de um dos vendedores de CD que doam uma parte do valor da venda ao projeto Debian.
Que hardware é suportado?