Algum inconveniente ou contra-indicação em instalar auto-apt no Squeeze? [RESOLVIDO]

1. Algum inconveniente ou contra-indicação em instalar auto-apt no Squeeze? [RESOLVIDO]

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 15/02/2011 - 14:39h

Venho usando o auto-apt em quase todas as distros que tem o apt como base para instalação de pacotes. Nas Notas de Lançamento do Squeeze vi algumas referencias indicando ou dando a entender a preferencia em relação ao aptitude.

Ao procurar o auto-apt para instalação e mandar instalar via Synaptic, apareceu uma lista imensa de dependências incluindo bibliotecas (lib) que seriam necessárias instalar junto. Suspendi a instalação e, "Solicito ajuda aos Universitários" rsrsrsrs, para confirmar se existe alguma incompatibilidade ou contra indicação ao uso do auto-apt nesta nova versão do Debian.


  


2. MELHOR RESPOSTA

Rafael Umbelino
tlaloc

(usa Gentoo)

Enviado em 15/02/2011 - 17:26h

Meinhardt, era só mandar instalar com apt-get install via terminal que ele te diria a lista de dependências.

Quanto a preferência pelo aptitude, o que interessa nele é que ele trata melhor as dependências do que o apt.
Como assim?

Pelo apt, vamos dizer que você vá instalar o pacote ALFA, que tem as dependências BETA e GAMA.
Ele instala os 3 pacotes.
Quando você for desinstalar o ALFA, ele não removerá as dependências BETA e GAMA, tornando-os assim pacotes órfãos, a serem removidos com um apt-get autoremove.
Já com o aptitude, quando você instala ALFA, ele guarda a informação de que ALFA precisa de BETA e GAMA.
Quando fores desinstalar ALFA, ele vai checar se alguma das dependências de ALFA é necessária para outro programa. Se não for, remove as dependências junto.

Essa é a diferença básica entre eles.
Por isso a preferência pelo aptitude, porque ele torna o sistema mais enxuto, mais ou menos como gerenciadores de distros de "gente grande" fazem, como o Portage (Gentoo).

3. Re: Algum inconveniente ou contra-indicação em instalar auto-apt no Squeeze? [RESOLVIDO]

Rafael Umbelino
tlaloc

(usa Gentoo)

Enviado em 15/02/2011 - 15:23h

meinhardt, o que acontece é que o Debian básico não vem com tantas libs assim para compilação de pacotes.
Essas dependências e libs aí que você viu devem ter sido apenas bibliotecas de compilação.
Só para esclarecimento, se quiser postar aqui a lista de dependências, a gente avalia para ti.
Mas possivelmente são só dependências de compiladores mesmo, como o enlatado build-essentials, que vem com umas 20 dependências. Lembrando que cada lib que você instala geralmente tem dois ou três pacotes, por exemplo lib, lib-dev. Por isso, se ele pedir 20 libs diferentes na hora da instalação, já sabe que serão mais ou menos 40 pacotes.


4. Re: Algum inconveniente ou contra-indicação em instalar auto-apt no Squeeze? [RESOLVIDO]

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 15/02/2011 - 17:18h

Devem ser realmente apenas os pacotes de compilação pois entre eles estava o "enlatado" como você diz, buid-essential e o make, além de g++, gcc, etc.
Não consegui copiar a listagem dos pacotes pedidos pelo Synaptic para instalação com o auto-apt, mas de qualquer maneira deve ser isto mesmo. Embora tenha instalado a partir do DVD nr1 com seus 4,4Gb, devem ter ficado faltando todos estes pacotes necessários para a compilação, afinal não são tantos que precisam ou se atrevem a partir para a compilação. Em versões anteriores quando o suporte a wifi ainda era claudicante, o build-essential era um dos primeiros itens que instalava logo após a instalação das distros. Agora já não é mais necessário. Quando voltar desta viagem, vou instalar o auto-apt, porque facilita muito a vida dos leigos usuários como eu.

A pergunta principal entretanto continua, alguém saberá dizer ou confirmar se nesta versão esta ocorrendo uma preferencia notória pelo aptitude em detrimento do apt? Isto foi o que entendi na leitura das Notas de Lançamento. Talvez até seja uma pergunta besta, porque o aptitude como sabemos é apenas uma interface gráfica do apt.

Nestes primeiros dias de uso, ainda antes de fazer alguns reajustes no /etc/apt/sources.list, ao tentar fazer uma atualização pelo menos do indice de aplicativos, tanto o apt como o Synaptic estavam travados. Mesmo logado como root, não conseguia completar a atualização da lista de pacotes.

Só consegui destravar depois de usar o aptitude para atualizar os indices de pacotes.

Provavelmente deve ter sido porque fiz a instalação, na força bruta, sem direito a atualização on-line direto dos repositórios pois instalei sem estar conectado a nenhuma rede física tendo acesso à internet apenas depois de re-inicializar e espetar o modem 3G. Não havia tampouco feito o registro na rede wifi do hotel. Com isto ocorreu também uma alteração nos repositórios padrão definidos no sources.list.




5. Re: Algum inconveniente ou contra-indicação em instalar auto-apt no Squeeze? [RESOLVIDO]

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 15/02/2011 - 17:43h

Rafael,

Muito obrigado pela informação em profundidade. Definitivamente vou ter que me habituar a usar o Aptitude em vez do apt que estava ficando barbada com o costume, pelas diferenças que você indicou. Igual vou instalar o auto-apt porque na "carona ele vai instalar todos os pacotes necessários para compilação. Vai que eupreciso deles quando não estiver em casa com conexão boa e rápida, sem precisar pagar extra pelo volume de dados baixado via 3G. Também gostei muito do Portage quando experimentei o Librix e o Sabayon. Só desinstalei o Sabayon porque o HD era pequeno e a partição raiz que tinha, estava ficando apertada. Quando troquei o HD esqueci de re-instalar algum deles e fiquei apenas com o Debian e o sidux (agora aptosid). Com certeza ainda volto a usar um deles, pelo menos para tentar aprender algo mais de Linux de verdade como você diz. Não me atreveria a partir para um Gentoo puro entretanto pois isto é coisa pra "gente grande".






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts