mcnd2
(usa Debian)
Enviado em 24/04/2011 - 01:29h
Então, o compartilhamento eu consegui executar com sucesso.
O desktop ficou como servidor e o notebook como cliente. Agora, não consigo salvar, escrever, modificar nada na pasta (backup, para pegar alguns arquivos e colocar outros) que foi compartilhada, isso no note (cliente).
Eu então estava pensando se no caso como já deixei configurado desk e note, poderia fazer o inverso agora sendo note e desk, assim o desk (seria agora o cliente) que acessaria o note (seria agora o servidor) e então os dois estariam compartilhando a mesma pasta (não sei se isso é possível, rs! No desktop a pasta compartilhada é '/media/backup/backup_ggf' e no notebook a pasta de montagem para tal é '/mnt/desktopbackup' então no caso acima citado seria o inverso mais acho eu que irá ter um grande conflito nessa confusão toda, rsrs!!!).
Existe alguma outra maneira a não ser essa citada no artigo:
"Outra questão importante ao usar o NFS é a questão das permissões de acesso. O servidor NFS "confia" na estação e permite que o usuário logado nela acesse os arquivos no compartilhamento com as mesmas permissões que teria um usuário local de mesmo nome.
Por exemplo, imagine que compartilhei a parta "/home/morimoto/arquivos". Por estar dentro da pasta "/home/morimoto" os arquivos da pasta podem ser lidos e alterados pelo usuário "morimoto" e apenas lidos pelos demais usuários do sistema.
O compartilhamento é então montado no host 192.168.0.4, usado pela usuária "maria". Não existe na minha máquina nenhuma conta de usuário chamada "maria", apenas o "morimoto" e o "root", por isso a "maria" acessa o compartilhamento na minha máquina restrita às permissões de acesso da pasta para outros usuários (que podem apenas ler, mas não alterar os arquivos)
Neste caso, mesmo que a pasta seja compartilhada com a opção "rw", a usuária "maria" não consegue fazer alterações, pois ainda está restrita às permissões do sistema.
Existem duas soluções neste caso. A primeira seria criar uma conta "morimoto" também no host 192.168.0.4 e usá-la para alterar os arquivos. A segunda (mais insegura) seria abrir as permissões de acesso da pasta (e arquivos dentro dela), de forma que todos os usuários possam fazer alterações. Neste caso você usaria o comando "chmod -R 777 /home/morimoto/arquivos".
A exceção para esta regra é o usuário root. Por padrão, o NFS não permite que o usuário root de outra máquina acesse arquivos nos compartilhamentos (root_squash). Assim como a maria, o root do 192.168.0.4 acessa o compartilhamento restrito às permissões de acesso para outros usuários, já que vira um usuário inválido."
@ Renato, no caso acima com o 'openssh' que me orientaste, esse compartilhamento teria as mesmas permissões de segurança como essa imposta pelo 'nfs', você sabe me dizer?
Grato.