
nicolo
(usa Ubuntu)
Enviado em 25/02/2008 - 08:49h
Já usei debian por muito tempo e acabei passando para o Ubuntu devido ao fator multimedia. Até onde sei o debian é um distro completa com pacote de mais de 25 CDs. Você baixa o primeiro cd e instala o sistema básico que já funciona. Daí em diante você escolhe o que quer instalar e a direção que quer dar à sua configuração.
Não tem essa de que debian é para servidor. Debian é para o que você quiser.
Vale a pena notar o seguinte: O kernel básico é o i486, que não é kernel mais rápido do mundo. Há kernel compilado de fácil instalação para servidor, para AMD64 (para o processador AMD64, o Debian de 64 bits se baixa em outra página), etc.
O kernel i486 é largamente suportado, ele tem muitos programas e drivers já compilados para ele, significa que já tem os kernel modules prontos.
Eu diria que é um kernel confortável e seguro.
O debian é uma distro completa. Por exemplo ele configura para ler é gravar cdrw fácil. O forte do debian é a estabilidade da versão estável.
Resumindo: O debian é do tipo que não brinca em serviço e é feito para quem não brinca em serviço.
POr ser muito usado em servidor ficou com a fama de ser para servidor. É para servidor também e para muitas outras coisas.
Mudei para o Ubuntu para usar um kernel low latency (system timer resolution high=1000, o default é 250). O Ubuntu é a única distro que fornece um bicho desses compilado, é só instalar.
No debian eu teria que recompilar o kernel, coisa que eu preciso aprender melhor.
Uso o Ubuntu porque é derivado do debian, se não fosse eu ficaria com o slack (que aliás uso em boot duplo).
É isso.